Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.4.07

Tecnologia ao alcance de todos

Tecnologia ao alcance de todos

“Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas”. (Débora Menezes)

A reportagem de Débora Menezes, Tecnologias ao alcance de todos, vem mostrar aos leitores e principalmente aos educadores a importância em se preparar para a utilização do computador em sala de aula. Ela relata nesta reportagem experiências do uso do computador em sala de aula, onde a inclusão digital pode acontecer em três estágios de complexidade. O Primeiro estágio é o contato, dos professore e alunos, e o conhecimento dos recursos oferecidos pela máquina; o segundo a utilização das ferramentas da Internet e o terceiro a construção de produtos como, por exemplo, o kit de robótica e o software para CDs multimídia.
Sabendo-se que a tecnologia para muitos estudantes já é uma realidade em seu dia-a-dia o professor não poderá ignorar estas tecnologias e suas ferramentas e sim aprender a utilizá-las pedagogicamente para que possa desenvolver melhor seu trabalho e estimular suas aulas para que sejam participativas, criativas e capazes de produzir conhecimento.
Contudo, para que esta realidade possa vir a fazer parte do cotidiano escolar não basta apenas à capacitação e informação por parte do professor e sim que haja a participação de um todo na escola. É preciso que seus gestores tenham um interesse para que a inclusão digital aconteça e que a comunidade escolar também assim a deseje. A escola deve criar um projeto possibilitando aos educadores motivação e apoio para trabalharem com esta realidade, que muitos não querem enxergar. Os exemplos das experiências nas escolas, com a inclusão digital, relatados por Débora Menezes, na reportagem Tecnologia ao alcance de todos, vem mostrar que é possível utilizar o computador pedagogicamente no processo de ensino aprendizagem. Para acessar a reportagem navegue no link: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0195/aberto/mt_161219.shtml

23.4.07

Tecnologia ao alcance de todos


Na edição 195 da revista Nova Escola, publicada em setembro de 2006, a reportagem de Débora Menezes intitulada "Tecnologia ao alcance de todos" retrata experiências reais da incorporação da informática na educação e a necessidade dos professores de repensarem a prática educativa. A autora afirma que desde a inserção das tecnologias digitais nas instituições de ensino vão do contato mais elementar do aluno com os aparatos tecnológicos até o mergulho profundo no mundo digital.

É perceptível o avanço do "matrimônio" e dos laços de afetividade entre a educação e a informática, porque na década de 90 o computador nas escolas brasileiras era privilégio dos pertencentes às classes dominantes e atualmente, no séc. XXI, os alunos de escolas públicas estão começando a terem acesso a tecnologia. Um exemplo disso é o projeto UCA (um computador por aluno) promovido pelo governo federal.

Vale salientar que Menezes acredita que: "Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino." Nas aulas de Novas Tecnologias e Educação as alunas são instigadas pensarem e discutirem sobre esse ponto: a necessidade da mudança de mentalidade dos professores e da realivação de suas práticas educativas. Além disso, a reportagem fazem hiperlinkagem com outros recursos educativos, como sites e blogs criados por alunos da Educação Básica e professores.

Creio que a presente reportagem vem complementar um pouco o que a Hendy postou a alguns dias sobre o desafio do educador do século XXI. O educador da Era Digital deve auxiliar seus educandos a desenvolverem uma análise crítica mais efetiva. Para que possam se posicionar de forma mais consciente as questões que o mundo cibernético e midiático os apresentam.

22.4.07

Software Educativo

No primeiro semestre de 2006, realizei um trabalho sobre análise de softwares, nesse foi possível perceber que o professor antes de fazer sua escolha, é necessário que analise os conteúdos abordados no programa. Vários são os fatores para uma escolha adequada, como, por exemplo, é importante conhecer o que de educativo apresenta no jogo, quais as possibilidades de interação entre os alunos dentro das atividades desenvolvidas, se é atrativo (fator fundamental para despertar o interesse da criança), para qual faixa etária é indicado, dentre outros.
As considerações feitas por Vera Lúcia Câmara F. Zacharias, profissional na área da Educação, são relevantes para professores que desejam trabalhar com software educativo, em especial na Educação Infantil.
É imprescindível que o software (jogo) selecionado possibilite ao aluno uma seqüência no aprendizado, faça com que organize e aplique conhecimentos adquiridos nas tarefas propostas. O professor deve buscar utilizar esse recurso como um complemento de suas atividades. Dessa forma o trabalho com softwares, desde que educativos, deve ser monitorado para que os alunos alcancem o real sentido da aprendizagem: aquisição de novos conhecimentos.

Blogs viram livros e ficam palpáveis ao leitor

A idéia de transformar diversos diários virtuais em livros está fazendo surgir um novo gênero literário: Os livros dos blogs.
De acordo com autores que já fizeram algum tipo de publicação, a transição do conteúdo on-line para o editoral trata-se de um modismo, pois a linguagem e o público são bem diferentes. Outro aspecto a ser levado em conta é que os diários virtuais devem estar bem escritos, sem precisar de muitas correções.
No entanto, para outros autores, é uma forma de democratizar a informação, visto que uma maioria não tem acesso a essa tecnologia.
Na educação seria uma ótima estratégia para incentivar a leitura e a escrita. A escola poderia criar um blog e promover a escrita colaborativa. Os alunos seriam participantes ativos, pois haveria envolvimento natural possibilitando o uso do computador, tecnologia que já faz parte do cotidiano das crianças e dos jovens. Caberia a escola editar os diários virtuais dos alunos, criando um cenário, mesmo que fictício, divulgando o trabalho dos alunos e quem sabe até promover uma noite de autógrafo.
A escola poderia ainda divulgar a experiência para outras escolas visando uma maior interação entre alunos, comunidades e quem sabe entre as escolas. Seria um maneira de preparar a criança ou o jovem para exercer a cidadania e contribuir para construção do conhecimento, possibilitando uma aprendizagem prazerosa.

Reportagem retirada em 09/04/2007. www.opopular.com.br

Ferramentas da internet promovem interação entre professores e alunos


As possibilidades que a internet proporciona a alunos de uma escola de Joinville no estado de Santa Catarina na construção do conhecimento são evidentes, quando esses se envolvem com as ferramentas de aprendizagem os blogs, a writely, a escrita colaborativa livre(wiki) e o podcast. Essa aprendizagem se estende também aos educadores, quando tem a preocupação de serem mediadores e sempre buscarem novos conhecimentos quando os desconhecem.

Tal fato se torna visível no comprometimento dos educadores da escola Caic Mariano Costa ao criarem projetos que envolvem as ferramentas de aprendizagem do mundo digital através da interação.

Os alunos são estimulados a pesquisarem, lerem, escreverem para realizarem tarefas nos blogs e na wiki, interligando as informações da rede com outros internautas da própria escola e de outras localidades como em Fortaleza e Marabá e até mesmo em Portugal. Os educandos publicam, editam textos, imagens e tabelas com o auxílio da writely, que os possibilita a refletirem sobre a própria escrita levando-os a preocuparem-se com a qualidade do texto, pois o mesmo é disponibilizado na internet. A wiki também é utilizada pelos alunos para criarem roteiros e boletins para produzirem programas em podcast.

Dessa maneira os educadores envolvem seus alunos num ambiente interativo, onde a comunicação e o aprendizado são os focos de suas práticas educativas.
Observação: esse comentário é referente a reportagem Tecnologia ao alcance de todos, você deverá ir até o fim da página entrar em Intermediários, e encontrar o título: Alunos de Joinville usam blog para conversar com estudantes de outras cidades. Interação é a palavra-chave dos projetos nesse estágio.
Deborah Vilela