Pedagogia e Tecnologia
Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
13.10.06
USP testa laptop de baixo custo da Intel
Chamado de ClassMatePC, o computador portátil é uma iniciativa da Intel para produzir equipamentos de baixo custo com finalidade de promover a inclusão digital. A Intel estima que cada unidade do ClassMatePC custará em torno de US$ 450.
O ClassMatePC rivaliza com o laptop de US$100, desenvolvido pela organização OLPC e que terá processador da AMD.
Durante o Intel Developer Forum, realizado em setembro em São Francisco, o CEO da empresa, Paul Otelinni, afirmou que o ClassMatePC já estava em fase de testes na Nigéria.
12.10.06
Um olhar pedagógico sobre o termo "convergência de mídia"
10.10.06
Software gratuito ajuda professor
O educador.net foi desenvolvido pela AIX Sistemas para auxiliar o professor na elaboração, organização e gerenciamento de suas tarefas.
O software permite cadastrar instituições, cursos, disciplinas, turmas e alunos. Com ele o professor registra plano de ensino e faz o gerenciamento de notas dos alunos, pode acompanhar, por
gráficos, o rendimento dos alunos.
Através dele é possível enviar e-mail para os alunos cadastrados.
A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente por professores. É só baixar e registrar. Existe uma versão institucional, que deve ser paga.
O software pode ser baixado de http://www.oeducador.net/educador/downloads.htm.
9.10.06
Alfabetização tecnológica
Conect@ - Por que o professor deve ser tecnologicamente alfabetizado e o que isso significa?
Ligia - Já comentamos um pouco este aspecto... Esta necessidade atual se dá devido ao fato de precisarmos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca. A sociedade hoje é tecnológica, e a escola não pode ignorar este fato. Por isso ele precisa conhecer como as tecnologias funcionam e para que servem, pois assim pode identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico.
"...precisamos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca".
Assim, o professor pode desenvolver a habilidade de usar o computador e outras tecnologias combinadas com uma variedade de estratégias de ensino/aprendizagem de modo a enriquecer a aprendizagem dos alunos. Essa é também a opinião dos autores do livro Teachers discovering Computers, Shelly, Cashman e Gunter, quando dizem que o professor está se alfabetizando tecnologicamente.
o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização
Marisa - Penso que o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização. A lógica neoliberal do mercado, que é intrinsecamente excludente, e já dominou a tecnologia, a usa para atingir seu objetivo de continuar dominando e mantendo os níveis de lucro e diferenças sociais que temos hoje.
A escola, especialmente a pública, tem o papel de garantir que a cultura, a ciência e a técnica não sejam propriedade exclusiva das classes dominantes. O papel da escola é desmistificar a linguagem tecnológica e iniciar seus alunos no domínio do manuseio, interpretação, criação e recriação dessa linguagem, democratizando-a.
Dicas de bibliografias indicadas pelas autoras:
A Educação a Distância capacitando professores: Em busca de novos espaços para a aprendizagem (Lígia Silva Leite e Christina Marília Teixeira da Silva)
A sociedade conectada: caminhos para a formação de professores (Christina Marília Teixeira da Silva e Lígia Silva Leite)
Aprender = Colaborar + Interagir (Lígia Silva Leite)
Construindo recursos eletrônicos de aprendizagem: uma experiência bem sucedida (Ligia Silva Leite)
Educação a Distância: o desafio continua (Lígia Silva Leite)