Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.10.06

Dia do professor



Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

USP testa laptop de baixo custo da Intel

O Laboratório de Sistemas Integrados (LIS) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu um modelo funcional do notebook com fins educacionais desenvolvido pela Intel. O computador será analisado por pesquisadores do LIS.
Chamado de ClassMatePC, o computador portátil é uma iniciativa da Intel para produzir equipamentos de baixo custo com finalidade de promover a inclusão digital. A Intel estima que cada unidade do ClassMatePC custará em torno de US$ 450.
O ClassMatePC rivaliza com o laptop de US$100, desenvolvido pela organização OLPC e que terá processador da AMD.
Durante o Intel Developer Forum, realizado em setembro em São Francisco, o CEO da empresa, Paul Otelinni, afirmou que o ClassMatePC já estava em fase de testes na Nigéria.

12.10.06

Um olhar pedagógico sobre o termo "convergência de mídia"

Nos dias atuais muito se tem falado e estudado sobre a "convergência de mídias". E o que isso significa? Qual a importância do seu conceito para o professor?
Dois autores podem servir de base nesta postagem para levar ao desejo de aprofundar e conhecer mais sobre o assunto:
SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais. A convergência tecnológica. Revista FAMECOS - Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, Ano 5, n. 27. p. 79 - 85, ago./ nov. 2005.
SIROTSKY, Nelson. Convergência da mídia e o futuro dos veículos. Revista da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Ano 12, v. 13, n. 1. p. 36 - 46, jan./fev. 2006.
O conceito de convergência tem sido usado com frequência no meio tecnológico, como mostra SQUIRRA (2005),
Este termo - originário e típico da área da matemática - foi em certo momento importado por alguns cientistas sociais e usado como demonstração de certo "iluminismo" teórico para justificar alguns fenômenos que sinalizavam que, de fato, a vida em sociedade mudava e o que se precisava focalizar eram as confluências tecnológicas que então surgiam a todo galope. a convergência tecnológica deve ser entendida como a chegada de um vasto cenário de instrumentos sobretudo digitais que desempenham - ou podem desempenhar - funções técnicas assemelhadas ou complementares. (SQUIRRA, 2005, p. 79)
O que se observa é que as barreiras ao uso da tecnologia surgem antes de tudo no vocabulário que é tão diverso e voltado para as aplicabilidades, porém com um olhar mais detalhado, vê-se que diversos autores já falaram sobre esse mesmo assunto - convergência da mídia - utilizando outra nomenclatura.
Os autores enfatizam que os avanços da tecnologia não prejudicam os meios de comunicação já existentes e sim exige deles alguns desafios como: adaptação aos novos meios, conquis

10.10.06

Software gratuito ajuda professor


O educador.net foi desenvolvido pela AIX Sistemas para auxiliar o professor na elaboração, organização e gerenciamento de suas tarefas.
O software permite cadastrar instituições, cursos, disciplinas, turmas e alunos. Com ele o professor registra plano de ensino e faz o gerenciamento de notas dos alunos, pode acompanhar, por
gráficos, o rendimento dos alunos.
Através dele é possível enviar e-mail para os alunos cadastrados.
A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente por professores. É só baixar e registrar. Existe uma versão institucional, que deve ser paga.
O software pode ser baixado de
http://www.oeducador.net/educador/downloads.htm.

9.10.06

Alfabetização tecnológica

Em uma entrevista com a revista Conect as autoras do livro Alfabetização Tecnológica do Professor(SAMPAIO,Marisa; LEITE, Lígia), responderam algumas perguntas a respeito das tecnológias na educação. Achei interessante sobre o que elas falaram da alfabetização tecnológica do professor. Se possivel vejam no site:http://www.revistaconecta.com/destaque/ligia_marisa.htm#topo
Conect@ - Por que o professor deve ser tecnologicamente alfabetizado e o que isso significa?
Ligia - Já comentamos um pouco este aspecto... Esta necessidade atual se dá devido ao fato de precisarmos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca. A sociedade hoje é tecnológica, e a escola não pode ignorar este fato. Por isso ele precisa conhecer como as tecnologias funcionam e para que servem, pois assim pode identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico.
"...precisamos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca".
Assim, o professor pode desenvolver a habilidade de usar o computador e outras tecnologias combinadas com uma variedade de estratégias de ensino/aprendizagem de modo a enriquecer a aprendizagem dos alunos. Essa é também a opinião dos autores do livro Teachers discovering Computers, Shelly, Cashman e Gunter, quando dizem que o professor está se alfabetizando tecnologicamente.
o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização
Marisa - Penso que o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização. A lógica neoliberal do mercado, que é intrinsecamente excludente, e já dominou a tecnologia, a usa para atingir seu objetivo de continuar dominando e mantendo os níveis de lucro e diferenças sociais que temos hoje.
A escola, especialmente a pública, tem o papel de garantir que a cultura, a ciência e a técnica não sejam propriedade exclusiva das classes dominantes. O papel da escola é desmistificar a linguagem tecnológica e iniciar seus alunos no domínio do manuseio, interpretação, criação e recriação dessa linguagem, democratizando-a.

Dicas de bibliografias indicadas pelas autoras:
A Educação a Distância capacitando professores: Em busca de novos espaços para a aprendizagem (Lígia Silva Leite e Christina Marília Teixeira da Silva)
A sociedade conectada: caminhos para a formação de professores (Christina Marília Teixeira da Silva e Lígia Silva Leite)
Aprender = Colaborar + Interagir (Lígia Silva Leite)
Construindo recursos eletrônicos de aprendizagem: uma experiência bem sucedida (Ligia Silva Leite)
Educação a Distância: o desafio continua (Lígia Silva Leite)