Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.4.07

Tecnologia ao alcance de todos


Na edição 195 da revista Nova Escola, publicada em setembro de 2006, a reportagem de Débora Menezes intitulada "Tecnologia ao alcance de todos" retrata experiências reais da incorporação da informática na educação e a necessidade dos professores de repensarem a prática educativa. A autora afirma que desde a inserção das tecnologias digitais nas instituições de ensino vão do contato mais elementar do aluno com os aparatos tecnológicos até o mergulho profundo no mundo digital.

É perceptível o avanço do "matrimônio" e dos laços de afetividade entre a educação e a informática, porque na década de 90 o computador nas escolas brasileiras era privilégio dos pertencentes às classes dominantes e atualmente, no séc. XXI, os alunos de escolas públicas estão começando a terem acesso a tecnologia. Um exemplo disso é o projeto UCA (um computador por aluno) promovido pelo governo federal.

Vale salientar que Menezes acredita que: "Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino." Nas aulas de Novas Tecnologias e Educação as alunas são instigadas pensarem e discutirem sobre esse ponto: a necessidade da mudança de mentalidade dos professores e da realivação de suas práticas educativas. Além disso, a reportagem fazem hiperlinkagem com outros recursos educativos, como sites e blogs criados por alunos da Educação Básica e professores.

Creio que a presente reportagem vem complementar um pouco o que a Hendy postou a alguns dias sobre o desafio do educador do século XXI. O educador da Era Digital deve auxiliar seus educandos a desenvolverem uma análise crítica mais efetiva. Para que possam se posicionar de forma mais consciente as questões que o mundo cibernético e midiático os apresentam.

2 Comments:

Blogger Natália said...

A tecnologia está a nossa frente, e devemos "agarrar" essa oportunidade imediatamente de maneira que nós Professoras e Pedagogas possamos fazer a diferença em nossa sociedade. Com a postagem de Kelen podemos refletir um pouco mais. Como vem sendo nossa prática educativa no que se trata da informática? E a nossa formação? Será que estamos preparadas para uma prática eficaz? Com essas e várias outras perquntas, posso dizer que eu e muitos professores que conheço ainda temos muito o que aprender, antes de entrarmos em um laboratório de informática colocarmos os nossos alunos em frente um computador e pedir para que liguem.

6:21 PM  
Blogger Cristiane said...

Diante dessa reportagem verifica-se que a proposta pedagógica para a informática na escola é aprimorar a aprendizagem através de recursos digitais para alunos e educadores da escola pública. Deve ter como norte uma proposta político pedagógica coerente que articula os conteúdos curriculares com os recursos da informática.
Além disso, professores e equipe pedagógica deverão trabalhar de maneira interdisciplinar, proporcionando um ensino que tem como foco principal a inclusão digital e social. A sociedade é dinâmica e a escola precisa seguir seus ritmos em relação a tempos e espaços, ou seja, não se deve formar massas passivas a margem da era digital e sim sujeitos ativos e autores do processo ensino aprendizagem.

11:02 AM  

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