Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.5.07

O professor e a tecnologia: um encontro possível com a filosofia

De acordo com Eduardo Chaves, autor do texto, discutir a questão da introdução da tecnologia na escola remete a uma importante reflexão sobre questões da filosofia da educação.
Para ele o principal desafio da inclusão digital na escola está ligado ao fato de os educadores terem visões muito diferentes do que seja a educação, qual o papel da escola e dos próprios professores quanto à educação escolarizada. O autor afirma que não há concordância entre eles sobre qual deva ser o papel do computador na escola.
Chaves aponta duas visões de educação e como cada uma adota o computador no ambiente escolar.
De um lado estão os que vêem a educação escolar como processo de transmissão de conteúdos informacionais pelos professores aos alunos. O computador é utilizado apenas como máquina de ensinar, ou melhor, como máquina para ajudar o professor ensinar melhor.
Do outro lado estão os que vêem a educação escolar como processo de desenvolvimento pelos alunos, tendo como base o papel desses na construção ou elaboração de sua própria aprendizagem. Os defensores dessa visão acreditam que a escola deva oferecer ambientes favoráveis de aprendizagem para os alunos desenvolverem estruturas cognitivas que se traduzem em competências e habilidades permitindo-lhes sempre aprender. O computador, portanto, dentro dessa visão é utilizado com ferramenta de aprender.
Fica claro, que são duas visões diferentes de educação que determinam consequentemente qual será a importância dada pelos professores quanto ao uso da tecnologia no processo educacional.
O autor reforça que é preciso estar ciente que a tecnologia tanto na escola como em qualquer outro lugar não promove mudanças por si só. Depende das pessoas que utilizam elas para alcançar alguns de seus objetivos.
A pergunta que se faz necessária é: quais são os objetivos da educação? Como o uso do computador pode colaborar com tais finalidades da educação escolar?
É importante refletir sobre que sentido terá o uso do computador na escola. Professores precisam se posicionar buscando pautar nos objetivos da educação, revendo sempre os fins e os métodos utilizados para proporcionar uma educação inovadora, que esteja comprometida com a aprendizagem significativa para os alunos.


Link para visualizar o texto:http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=21




1 Comments:

Blogger WALCOUTINHO said...

Concordo com o texto colocado, pois é importante que os profissionais da educação estejam atentos ao uso do computador.Sabemos que a tecnologia nos proporciona muita tranquilidade em absorver tudo que acontece no mundo, o que pode gerar uma acomodação para os educadores.Sendo assim é necessário que o mesmo tenha uma preparaçao adequada para que o uso da tecnologia seja significativa na vida do aluno e não apenas uma transmição de informações.

9:23 PM  

Postar um comentário

<< Home