Computador e Educacão? Uma ótima combinação
O texto escrito por Marise Schmidt Veiga traz uma primeira idéia de que o computador é uma presença marcante das novas tecnologias no nosso cotidiano e por conseqüência na escola. A boa utilização deste na escola é uma ferramenta para aprendizagem, que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades intelectuais e cognitivas.
Porém, de acordo com autora a introdução de computadores nas escolas não é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador somente não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao seres humanos, apenas às desenvolve.
O texto sugere a aprendizagem por meio de projetos, e apresenta alguns resultados de trabalhos com as séries iniciais, mas ressalta que o trabalho não é necessariamente realizado somente no ambiente computacional, mas também fora dele. Com esse trabalho a autora afirma que há a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir, de trocar informações, enfim, de construção de conhecimento.
Acredito na afirmação feita pela autora “Computador e educação? Uma ótima combinação”, no entanto ensinar no e com o computador só atinge resultados significativos quando ele está integrado em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, o computador será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino.
Para acessarem o link, digite: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm
Porém, de acordo com autora a introdução de computadores nas escolas não é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador somente não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao seres humanos, apenas às desenvolve.
O texto sugere a aprendizagem por meio de projetos, e apresenta alguns resultados de trabalhos com as séries iniciais, mas ressalta que o trabalho não é necessariamente realizado somente no ambiente computacional, mas também fora dele. Com esse trabalho a autora afirma que há a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir, de trocar informações, enfim, de construção de conhecimento.
Acredito na afirmação feita pela autora “Computador e educação? Uma ótima combinação”, no entanto ensinar no e com o computador só atinge resultados significativos quando ele está integrado em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, o computador será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino.
Para acessarem o link, digite: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home