Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.5.07

A importancia da tecnologia na educação

O texto, A importância da tecnologia na educação da autora Divina Salvador Silva, coloca a tecnologia como um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica.
A autora afirma que a escola tem como dever preparar seus atores para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do seu aluno. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
Acredito que esse pensamento da autora está correto devido o momento que estamos passando e nos espera no futuro não muito distante, em que a tecnologia está ocupando um espaço maior em nossas vidas de maneira acelerada a ponto de certa forma nos tornar dependente delas.
Isso pode ser observado em nossa vida secular por meio dos benéficos que o computador promove, e a escola não é diferente, pois, o ensino torna-se mais atrativo e interessante para o aluno, como o caso do hipertexto que permite o mesmo a construir uma rede de conhecimentos gerando uma aprendizagem significativa e produtiva na sua vida. Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta . Enfim a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.

Educação e Novas Tecnologias

O artigo com o nome de Educação e Novas Tecnologias, de Raquel de Almeida Morais, comenta rapidamente algumas opiniões favoráveis à democratização do ensino e da tecnologia nas escolas de base. Para esclarecer Raquel cita, para isto, fragmentos de Bill Gattes (empresário) à Hobsbawm (historiador).
Defende a autora, de maneira apaixonada, a importância do planejamento e do equilíbrio entre o público e o privado para assegurar uma educação tecnológica de base formadora de cidadãos críticos e conscientes. Assim, podemos perceber que a autora compreende que este seria um meio de reduzir as desigualdades sociais fornecendo oportunidades de ascensão por intermédio dos estudos.
Conclui a autora citando um poema que expressa um sentimento de apreço por utopias vinculadas às novas maneiras de ensino/aprendizagem.


Para maiores detalhes verificar no site:
http://www.consciencia.net/2005/mes/08/raquelmoraes-tecnologias.html

Uma boa dica

Olá colegas , o projeto piloto da UAB (Universidade Aberta do Brasil) , tem iniciativas em cursos de educação à distância pelas Universidades Federais que oferecem vagas em administração, ciências biologicas, física, matemática, pedagogia para séries iniciais e tecnologia em sistema de computação. Há salas de de informática e tutoria presencial, além de tutores que tiram dúvidas dos alunos por telefone, e-mail e fax.

Computador e Educacão? Uma ótima combinação

O texto escrito por Marise Schmidt Veiga traz uma primeira idéia de que o computador é uma presença marcante das novas tecnologias no nosso cotidiano e por conseqüência na escola. A boa utilização deste na escola é uma ferramenta para aprendizagem, que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades intelectuais e cognitivas.
Porém, de acordo com autora a introdução de computadores nas escolas não é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador somente não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao seres humanos, apenas às desenvolve.
O texto sugere a aprendizagem por meio de projetos, e apresenta alguns resultados de trabalhos com as séries iniciais, mas ressalta que o trabalho não é necessariamente realizado somente no ambiente computacional, mas também fora dele. Com esse trabalho a autora afirma que há a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir, de trocar informações, enfim, de construção de conhecimento.
Acredito na afirmação feita pela autora “Computador e educação? Uma ótima combinação”, no entanto ensinar no e com o computador só atinge resultados significativos quando ele está integrado em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de participação interpessoal e grupal efetivos. Caso contrário, o computador será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino.

Para acessarem o link, digite: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm

O professor e a tecnologia: um encontro possível com a filosofia

De acordo com Eduardo Chaves, autor do texto, discutir a questão da introdução da tecnologia na escola remete a uma importante reflexão sobre questões da filosofia da educação.
Para ele o principal desafio da inclusão digital na escola está ligado ao fato de os educadores terem visões muito diferentes do que seja a educação, qual o papel da escola e dos próprios professores quanto à educação escolarizada. O autor afirma que não há concordância entre eles sobre qual deva ser o papel do computador na escola.
Chaves aponta duas visões de educação e como cada uma adota o computador no ambiente escolar.
De um lado estão os que vêem a educação escolar como processo de transmissão de conteúdos informacionais pelos professores aos alunos. O computador é utilizado apenas como máquina de ensinar, ou melhor, como máquina para ajudar o professor ensinar melhor.
Do outro lado estão os que vêem a educação escolar como processo de desenvolvimento pelos alunos, tendo como base o papel desses na construção ou elaboração de sua própria aprendizagem. Os defensores dessa visão acreditam que a escola deva oferecer ambientes favoráveis de aprendizagem para os alunos desenvolverem estruturas cognitivas que se traduzem em competências e habilidades permitindo-lhes sempre aprender. O computador, portanto, dentro dessa visão é utilizado com ferramenta de aprender.
Fica claro, que são duas visões diferentes de educação que determinam consequentemente qual será a importância dada pelos professores quanto ao uso da tecnologia no processo educacional.
O autor reforça que é preciso estar ciente que a tecnologia tanto na escola como em qualquer outro lugar não promove mudanças por si só. Depende das pessoas que utilizam elas para alcançar alguns de seus objetivos.
A pergunta que se faz necessária é: quais são os objetivos da educação? Como o uso do computador pode colaborar com tais finalidades da educação escolar?
É importante refletir sobre que sentido terá o uso do computador na escola. Professores precisam se posicionar buscando pautar nos objetivos da educação, revendo sempre os fins e os métodos utilizados para proporcionar uma educação inovadora, que esteja comprometida com a aprendizagem significativa para os alunos.


Link para visualizar o texto:http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=21