Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.4.07

O ambiente digital e a autoria de textos discursivos

Ao pesquisar um artigo para fazer um comentário no blog, achei vários interessantes no site do MEC http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=3223 ,porém o que escolhi critica o modo como nossas escolas ainda trabalham com a produção de textos. Segundo a autora os textos produzidos pelos alunos estão voltados exclusivamente para o professor que avalia, muitas vezes, apenas a norma culta padrão e a adequação textual.
Diante disto, eu concordo com a autora quando ela fala que devemos repensar nesta prática usando os ambientes virtuais.
Através deste texto consegui perceber como todo o conteúdo que aprendemos até agora pode ajudar os alunos em diversos aspectos, enquanto a produção textual produzida dentro da sala de aula limita o aluno a preocupação apenas com pontuação e pões o professor como centro de todo o processo, no ambiente virtual podemos trabalhar a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo, podemos usar vários recursos para que a criança seja a verdadeira autora de sua obra e também crie intmidade com este tipo de ambiente, creio que a partir disto podemos inserir a criança em um ambiente atraente e interativo fazendo com que ela descubra o gosto pela escrita de uma forma gostosa e lúdica também.
Daniela Rodrigues

Xô exclusão digital!

Apesar de ser um texto um pouquinho grande é muito interessante a ideia central e principalmente a parte quando o assessor da Presidencia da República Sr. José Luiz Maio de Aquino diz: " Queremos começar valorizando o professor e dando mais recursos a ele" . Acredito que o computador é um recurso a mais para auxilixar na aprendizagem. Mesmo com todos os déficis presentes na realidade da instituição escolar a ideia de propiciar um micro por aluno é o começo da garantia da inclusão digital para os professores pois ter que incluir nos planos de aula o micro não será nada convencional. Os especialistas acreditam que o sucesso da implantação do XO depende não só de investimento, mas de uma mudança na concepção do ensino. ("É preciso ter um novo pensamento sobre aprendizagem, o papel da escola, a formação do professor", diz o professor Cavallo. O envolvimento de toda a equipe pedagógica com as atividades dos alunos, a imersão nas novas possibilidades de pesquisa feitas na internet, o uso de atividades em rede, além da estrutura necessária para que a escola receba equipamentos como o XO (cabeamento, tomadas de eletricidade e preparo dos professores) também foram apontados como indispensáveis. ) Acho que é por este caminho mesmo...
Matéria completa:
http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_207956.shtml

Internet na escola, aceitem este novo desafio

Após a leitura desta entrevista com a Emília Ferrero, parei um pouco para refletir sobre o uso das tecnologias digitais na escola, e a importância de os professores aceitaremos desafios por ela "propostos", uma vez que não podemos evitar o uso do computador na escola - pois ainda que não seja em casa esses alunos têm varias opções de acesso, através da casa de amigos, lan House, local de trabalho, etc.- e nem mesmo negar a importância que tal apresenta em nosso cotidiano. E o mais interessante foi perceber que por mais que queiramos ou acreditemos que não a tecnologia está "aí" presente, e cabe ao professor analisar e juntamente com seus alunos desenvolver uma postura crítica frente ao que é ofertado para que se possa fazer um uso efetivo das inovações tecnológicas de maneira efetiva no processo ensino-aprendizagem dos alunos. "Então sugiro que aceitem os novos desafios."

19.4.07

Universo Virtual



O professor Frederic Litto é fundador e presidente da associação Brasileira de Educação a distancia (Abed), da uma entrevista a revista Nova Escola e fala sobre o uso de novas tecnologias e a importância da escola se adequar a elas, para que possa promover um ensino de qualidade com a atual realidade dos alunos de hoje uma vez que estamos na era digital.
Litto diz ainda que a escola deixou de ser o único lugar onde os alunos buscam conhecimento, hoje existem varias ferramentas onde se pode buscar informações, seja do computador de sua casa, Lan House ou até mesmo no laboratório da escola. O importante é auxiliar este aluno para que possa saber utilizar computado e a internet de forma consciente assim o professor favorece seu trabalho tornando-o mais criativo e inovador, para que o aluno se sinta motivado com a aprendizagem e com a busca de novas informações, desenvolvendo interesse também pela pesquisa.
A entrevista fala ainda do uso de outras tecnologias também pertinentes, como celular que muitas vezes é proibido na escola, porém a maioria dos alunos burlam essas normas, então é mais viável utilizar desse instrumento na sala de aula como um auxilio para busca de novos aprendizados, como por exemplo, consultas de referencias bibliográfica de livros ou regras de empréstimos de materiais, a escola também pode mandar lembretes com pedidos de autorizações dos pais para viagens etc. Usando assim as novas tecnologias para desenvolver atividades que irão contribuir para o processo de ensino aprendizagem.
Litto, fala também do Votal, que é similar ao Web 2.0, mas oferece mais serviço de pesquisa onde e o nível de integração é maior. E por ultimo professor Litto fala do Ipod, um aparelho portátil que permite o armazenamento de vídeos e musicas, que é possível gravar todas as explicações de aula para poder consulta-la mais tarde. Mas é importante fazer um levantamento de dados das necessidades dos alunos antes de usar essas novas tecnologia e mais importante é o professor que ainda não sabe utiliza-las é ter iniciativa de ir em busca para não ficar pra traz, pois só assim ele não perderá seu espaço, seu lugar.
Pois é tarefa do educador estimular a pesquisa e o espírito critico dos alunos utilizando as novas formas de aprendizagens se adaptando a elas para assim promover um ensino de qualidade, atendendo o perfil desses novos alunos que estão vivendo em um mundo onde tudo é virtual e as coisas acontece online.
Desta forma as tecnologias de informação e de comunicação criam uma nova sociedade, novos ambientes de trabalho, novos ambientes de aprendizagem conseqüentemente um novo tipo de aluno que precisa de um novo tipo de professor como colaboradores da ações educativas.