O professor Frederic Litto é fundador e presidente da associação Brasileira de Educação a distancia (Abed), da uma entrevista a revista Nova Escola e fala sobre o
uso de novas tecnologias e a importância da escola se adequar a elas, para que possa promover um ensino de qualidade com a atual realidade dos alunos de hoje uma vez que estamos na era digital.
Litto diz ainda que a escola deixou de ser o único lugar onde os alunos buscam conhecimento, hoje existem varias ferramentas onde se pode buscar informações, seja do computador de sua casa, Lan House ou até mesmo no laboratório da escola. O importante é auxiliar este aluno para que possa saber utilizar computado e a internet de forma consciente assim o professor favorece seu trabalho tornando-o mais criativo e inovador, para que o aluno se sinta motivado com a aprendizagem e com a busca de novas informações, desenvolvendo interesse também pela pesquisa.
A entrevista fala ainda do uso de outras tecnologias também pertinentes, como celular que muitas vezes é proibido na escola, porém a maioria dos alunos burlam essas normas, então é mais viável utilizar desse instrumento na sala de aula como um auxilio para busca de novos aprendizados, como por exemplo, consultas de referencias bibliográfica de livros ou regras de empréstimos de materiais, a escola também pode mandar lembretes com pedidos de autorizações dos pais para viagens etc. Usando assim as novas tecnologias para desenvolver atividades que irão contribuir para o processo de ensino aprendizagem.
Litto, fala também do Votal, que é similar ao Web 2.0, mas oferece mais serviço de pesquisa onde e o nível de integração é maior. E por ultimo professor Litto fala do Ipod, um aparelho portátil que permite o armazenamento de vídeos e musicas, que é possível gravar todas as explicações de aula para poder consulta-la mais tarde. Mas é importante fazer um levantamento de dados das necessidades dos alunos antes de usar essas novas tecnologia e mais importante é o professor que ainda não sabe utiliza-las é ter iniciativa de ir em busca para não ficar pra traz, pois só assim ele não perderá seu espaço, seu lugar.
Pois é tarefa do educador estimular a pesquisa e o espírito critico dos alunos utilizando as novas formas de aprendizagens se adaptando a elas para assim promover um ensino de qualidade, atendendo o perfil desses novos alunos que estão vivendo em um mundo onde tudo é virtual e as coisas acontece online.
Desta forma as tecnologias de informação e de comunicação criam uma nova sociedade, novos ambientes de trabalho, novos ambientes de aprendizagem conseqüentemente um novo tipo de aluno que precisa de um novo tipo de professor como colaboradores da ações educativas.