Tecnologia ao alcance de todos
Tecnologia ao alcance de todos
“Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas”. (Débora Menezes)
“Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas”. (Débora Menezes)
A reportagem de Débora Menezes, Tecnologias ao alcance de todos, vem mostrar aos leitores e principalmente aos educadores a importância em se preparar para a utilização do computador em sala de aula. Ela relata nesta reportagem experiências do uso do computador em sala de aula, onde a inclusão digital pode acontecer em três estágios de complexidade. O Primeiro estágio é o contato, dos professore e alunos, e o conhecimento dos recursos oferecidos pela máquina; o segundo a utilização das ferramentas da Internet e o terceiro a construção de produtos como, por exemplo, o kit de robótica e o software para CDs multimídia.
Sabendo-se que a tecnologia para muitos estudantes já é uma realidade em seu dia-a-dia o professor não poderá ignorar estas tecnologias e suas ferramentas e sim aprender a utilizá-las pedagogicamente para que possa desenvolver melhor seu trabalho e estimular suas aulas para que sejam participativas, criativas e capazes de produzir conhecimento.
Contudo, para que esta realidade possa vir a fazer parte do cotidiano escolar não basta apenas à capacitação e informação por parte do professor e sim que haja a participação de um todo na escola. É preciso que seus gestores tenham um interesse para que a inclusão digital aconteça e que a comunidade escolar também assim a deseje. A escola deve criar um projeto possibilitando aos educadores motivação e apoio para trabalharem com esta realidade, que muitos não querem enxergar. Os exemplos das experiências nas escolas, com a inclusão digital, relatados por Débora Menezes, na reportagem Tecnologia ao alcance de todos, vem mostrar que é possível utilizar o computador pedagogicamente no processo de ensino aprendizagem. Para acessar a reportagem navegue no link: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0195/aberto/mt_161219.shtml
3 Comments:
Achei muito interessante a materia
escolhida da Debora Menezes.Questão que ela coloca sobre a importância dos professores em preparar para a utilização do computador em sala de aula.Os alunos das escolas publicas estão comecando a terem acesso a tecnologia e é isso que tem que acontecer. As pessoas menos favorecidos precisam de interagir com os instrumento da sua realidade e a escola tem um papel importante de oferecer oportunidades a essas pessoas.Para a educação no Brasil mudar é necessario primeiramente mudar a mentalidade de alguns educadores que ressistem a trabalhar usando o computador como uma ferramenta pedagogica.
Realmente wedila, muito se fala na capacitação dos docentes, porém, como vc bem disse em seu post, a concientização de gestores e comunidade escolar é de igual importância nesse processo. Eu acrecentaria ainda, um pouco mais de vontade política de nossos governantes, pois, o descaso com a educação é notório e ultrajante
Concordo com a Wédila ao dizer que é necessário uma “busca” de todo corpo escolar para efetivação de uma aprendizagem significativa ao utilizarem o computador no processo de ensino aprendizagem.
Se o computador é uma ferramenta que chegou às escolas com o objetivo de contribuir na aprendizagem. Não entendo o porquê de tanto temor.
Tudo bem que renovar às vezes é assustador. Mas porque ignorar algo que faz parte do dia-a-dia dos alunos? Por que privá-los do computador, que não existe por um mero acaso.
Postar um comentário
<< Home