A introdução da informática no ambiente escolar
O artigo expõe reflexões sobre a introdução da informática no ambiente escolar como um processo e mostra a importância da presença do coordenador pedagógico como mediador da prática pedagógica do professor na utilização da informática na educação como ferramenta pedagógica. Dessa forma, o autor trata sobre a informática na escola a partir da compreensão da relação que faz do ser humano e a tecnologia, em que aborda brevemente o advento da tecnologia desde a pré-história quando o homem das cavernas utilizava pedras ou pedaços de madeiras como ferramentas, como extensões do próprio corpo, até os dias atuais com a introdução das tecnologias digitais que passa a fazer parte da nossa vida ocasionando mudanças culturais, de comportamentos, dentre outras.
O autor também faz reflexões sobre a informática e o currículo, expondo a dificuldade que a escola tem de adaptar a informática ao currículo escolar como uma ferramenta pedagógica; mostra a relação da informática e a aprendizagem, os professores e a informática e também o papel do coordenador do laboratório de informática. Quem se interessar pela leitura do artigo é só acessar o link: http://clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf e navegar nas informações!
O autor também faz reflexões sobre a informática e o currículo, expondo a dificuldade que a escola tem de adaptar a informática ao currículo escolar como uma ferramenta pedagógica; mostra a relação da informática e a aprendizagem, os professores e a informática e também o papel do coordenador do laboratório de informática. Quem se interessar pela leitura do artigo é só acessar o link: http://clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.pdf e navegar nas informações!
1 Comments:
É bastante interessante a abordagem do autor em relação à introdução da informática na escola, ao analisá-la como um processo.
Considero que o caminho seja realmente esse, marcado por momentos ou etapas a serem vencidas, por meio da aproximação, exploração, experimentação e reflexão acerca dos trabalhos que foram desenvolvidos e das possibilidades de ampliação do uso desses novos recursos.
Mas, para que esses avanços aconteçam, um dos aspectos fundamentais relaciona-se à função do coordenador de informática. Durante a pesquisa, citada no post que publiquei, foi possível perceber o importante papel desse profissional no sentido de auxiliar os professores das diversas disciplinas na realização de projetos interdisciplinares e na utilização pedagógica da informática a fim de promover um trabalho cada vez mais direcionado à aprendizagem.
Postar um comentário
<< Home