Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.4.07

Software Educativo

No primeiro semestre de 2006, realizei um trabalho sobre análise de softwares, nesse foi possível perceber que o professor antes de fazer sua escolha, é necessário que analise os conteúdos abordados no programa. Vários são os fatores para uma escolha adequada, como, por exemplo, é importante conhecer o que de educativo apresenta no jogo, quais as possibilidades de interação entre os alunos dentro das atividades desenvolvidas, se é atrativo (fator fundamental para despertar o interesse da criança), para qual faixa etária é indicado, dentre outros.
As considerações feitas por Vera Lúcia Câmara F. Zacharias, profissional na área da Educação, são relevantes para professores que desejam trabalhar com software educativo, em especial na Educação Infantil.
É imprescindível que o software (jogo) selecionado possibilite ao aluno uma seqüência no aprendizado, faça com que organize e aplique conhecimentos adquiridos nas tarefas propostas. O professor deve buscar utilizar esse recurso como um complemento de suas atividades. Dessa forma o trabalho com softwares, desde que educativos, deve ser monitorado para que os alunos alcancem o real sentido da aprendizagem: aquisição de novos conhecimentos.

2 Comments:

Blogger Jacqueline said...

Gostei muito da Andréa ter trazido esta experiência valiosa que tivemos no semestre passado, na disciplina "Informática aplicada à educação" ao analisarmos a escolha e o uso de softwares em sala de aula.
Além de ser uma importante ferramenta na apresentação e aprendizagem de conteúdos, as crianças adoram manusear o computador e interagir com os jogos que ele oferece. As aulas se tornam mais dinâmicas e os alunos têm a oportunidade de adquirir informações que não sejam nem das aulas expositivas do professor nem dos livros didáticos.
Assim como Andréa comenta, vale ressaltar que é de suma importância o papel do professor ao propor a utilização do software em sua prática educativa e que como nos ensinou Piaget, o foco não está no objeto em si (computador ou software), mas na inter-relação homem/máquina para que a aprendizagem se efetive.

12:57 PM  
Blogger Cristiane said...

É muito importante para o pedagogo saber como avaliar e utilizar softwares em uma perspectiva educacional. Essa habilidade irá nortear uma competência metodológica relativa à utilização do computador, como meio didático. Nesse sentido pode-se constatar que não basta trazer os inúmeros softwares titulados como educacionais oferecidos pelo mercado de software, é preciso transformá-los em ferramenta pedagógica, com o objetivo de fornecer mais um recurso para a aprendizagem.
Através do uso de software o professor deve em parceria com toda a equipe pedagógica aperfeiçoar suas habilidades pedagógicas e didáticas referentes ao uso do computador na sala de aula e se transformar em um mediador do processo de ensino e aprendizagem, que motiva seus alunos a investigar e buscar informações por meio de projetos que têm como objetivo desenvolver capacidades de crítica, trabalhar em grupo e descobrir potenciais.

10:16 AM  

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