Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.5.07

Confundindo Tecnologia e Pedagogia

O presente texto de Elisa Wolynec aborda a questão de confundir - se ambos os termos que caminham lado a lado nesta era da globalização. É importante o uso da tecnologia para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, sendo a última um processo ativo e diretamente ligada a motivações externas e internas do indivíduo.
A internet atualmente vem trazendo uma série de benefícios, como a educação a distância que oferece cursos semi-presenciais. Tem sido grande a procura por pessoas interessadas em fazer cursos on-line, de formação profissional e até mesmo de extensão. Daí verifica-se a importância da motivação para se obter uma aprendizagem significativa através de todos os recursos que a internet oferece, e que os alunos devem ter o acesso a ela em qualquer lugar e a qualquer hora, buscando sempre uma maior ampliação de seus conhecimentos previamente adquiridos.
Mas para propiciar este ambiente tão favorável de aprendizagem, faz - se necessário uma preparação da estrutura física computacional e de todo o corpo docente.
A autora ressalta ainda a questão de o aluno ter tempo para realizar atividades práticas fora de sala de aula e isso resulta num menor custo/ aluno, que por sua vez possibilita uma aprendizagem bem mais significativa, baseada em exames que verificam um maior rendimento do aluno, e superam o ensino tradicional.
Logo, espera - se um modelo pedagógico onde o aluno é o ser construtor de seu próprio conhecimento, e que a pedagogia caminhe lado a lado com a tecnologia neste mundo tão informatizado em que vivemos.

O artigo em reflexão pode ser verificado no site abaixo:
www.techne.com.br/artigos/Confundindo_Tecnologia_Pedagogia_Jan2007.pdf -