Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

19.10.06

Convergência de Mídia

No dia 16 de outubro de 2006 fomos contempladas com a aula da professora Lorena Tárcia, que nos possibilitou o real entendimento sobre o que é de fato a convergência de Mídia que vem a ser o encontro das diferentes mídias em uma só tecnologia: é a reunião de vídeo, fotografia, jornal, revista, rádio e até mesmo a televisão por meio da internet através da utilização do computador.Com a aula de Lorena Tárcia pude perceber o desenvolvimento das diferentes mídias e a sua influência na educação na contemporaneidade, além de conhecer de fato o desenvolvimento das mídias através da história relatada por Tárcia brilhantemente através da sua magnifica aula. Com a ampliação dos recursos tecnológicos, eis que se faz urgente o acesso aos diferentes meios de midia para que as pessoas em geral, não apenas alunos e professores sejam incluidos digitalmente, mais isso neste momento já está chegando a uma parcela maior da população através das lan houses, pois, com qualquer um real as pessoas de qualquer nível social já tem o acesso a recurso de internet. É importante que nós como educadoras orientemos nossos alunos sobre como de fato esses recursos devem ser usados, pois o recurso por ele só não tem muito significado o que vale é a maneira com a qual utilizamos o recurso e isso vale tanto para nossos alunos como principalmente para nós professoras, que devemos saber didaticamente como devemos de fato utilizar os diferentes recursos que a tecnologia de midia nos proporciona... Bom para saber mais sobre convergência de mídia acesse:http://www.citi.pt/convergencia/eu_no_espaco.html

"uma televisão branca?"

"A televisão aqui da escola é melhor que a da minha casa, porque eu jogo nela, só que ela é branca!"
Relato de um aluno da 1ª série (quando começou a usar o computador) à professora de informática que trabalha com todas as turmas da escola em apenas 5 computadores.

Vocabulário da nova tecnologia

O tema da aula ministrada pela professora Lorena Tárcia foi um convite para uma reflexão sobre o quanto o professor precisa também se alfabetizar tecnologicamente. Durante a sua fala observei o uso de palavras que desconheço, porque fazem parte desse vocabulário tecnológico e estou certa de que não quero perder os "capítulos" dessa rápida mudança de comunicação que vem ocorrendo nessa era da pós-modernidade.
Ilustro essa análise com o seguinte ocorrido:
Quando sai de uma aula tão proveitosa quanto a da profesora Lorena Tárcia, encontrei no trabalho uma professora que me abordou e pediu: "você bate esse texto para mim?"
Traduzindo, ela queria que eu digitasse o texto.

18.10.06

Tecnologia na Educação, Ensino a Distância, e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: Conceituação Básica

Eduardo O C Chaves



Educação a Distância, Aprendizagem a Distância, Ensino a Distância

Hoje em dia essas expressões estão sendo usadas o tempo todo e, algumas vezes, abusadas -- às vezes em suas versões em inglês: "Distance Education", "Distance Learning", etc.
Já argumentei, em vários locais, que considero as duas primeiras expressões -- "Educação a Distância" e "Aprendizagem a Distância" -- totalmente inadequadas. A educação e a aprendizagem são processos que acontecem, de certo modo, dentro da pessoa -- não há como possam ser realizados a distância. Tanto a educação como a aprendizagem (com a qual a educação está conceitualmente vinculada) acontecem onde quer que esteja o indivíduo que está se educando ou aprendendo -- não há como fazer, nem sequer entender, "teleeducação" e "teleaprendizagem".
Ensinar a distância, porém, é perfeitamente possível e, hoje em dia, ocorre o tempo todo -- como, por exemplo, quando aprendemos através de um livro que foi escrito para nos ensinar alguma coisa, ou assistimos a um filme, um programa de televisão, ou um vídeo que foram feitos para nos ensinar alguma coisa, etc. A expressão "ensino a distância" faz perfeito sentido aqui porque quem está ensinando -- o "ensinante" -- está "espacialmente distante" (e também distante no tempo) de quem está aprendendo -- o "aprendente". (O termo "distância" foi originalmente cunhado para se referir ao espaço, mas pode igualmente bem ser aproveitado para se referir ao tempo).
Tradicionalmente, fazia-se ensino a distância através de cartas (as epístolas do Novo Testamento são didáticas, e, portanto, exemplos de ensino a distância) e de livros (especialmente depois que começaram a ser impressos) -- ou seja, com baixa tecnologia. Com as novas tecnologias eletro-eletrônicas, especialmente em sua versão digital, unidas às tecnologias de telecomunicação, agora também digitais, abre-se para o ensino a distância uma nova era, e o ensino passa a poder ser feito a distância em escala antes inimaginável e pode contar ainda com benefícios antes considerados impossíveis nessa modalidade de ensino: interatividade e até mesmo sincronicidade.

Convergência de mídia

Pedagogia e Tecnologia
A aula do dia 16 do mês atual, ministrada pela Professora Lorena, orientanda do professor Simão, foi de extrema importância, pois a mesma trouxe informações que clareou muito minhas idéias sobre o que seria convergência de mídia. Avaliando o que eu pensava ser convergência de mídia, não estava muito errada, pois afinal é o que vem acontecendo na sociedade globalizada, mas eu não sabia que se dava esse nome a esse "acontecimento".
É importante destacar também outras informações que a mesma trouxe sobre curiosidades e até mesmo intrigas que ocorrem entre jornalistas, e isso de certa forma ocorre em todos os setores de trabalho e na sociedade, o que ajuda muito no crescimento profisional e até mesmo pessoal das pessoas.
Outro aspecto que acho importante destacar também, foi a forma como a Professora Lorena iniciou sua aula, utilizando de um recurso que está no auge da mídia, que é o vídeo da Cicarelli, para chamar a atenção de nós alunas que talvez pudessemos não dar tanto crédito à sua aula, ou não ter tanto interesse como tivemos.
A aula foi de grande valia, como forma de mostrar como podemos explorar as mídias no nosso contexto escolar, e mostrou também que o nome da disciplina "NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO", está realmente nos oportunizando vivenciar novas tecnologias e dando-nos subísídios de como utilizá-las "na" e "para" a educação.
Quero aqui deixar o meu muito obrigado à professora Lorena que foi brilhante e muito feliz com tal aula. Agradeço também ao Professor Simão Pedro pela iniciativa que o mesmo teve em convidar a mesma para dar essa aula, oportunizando-nos um aprimoramento de nossos conhecimentos. Professor você é e agora mais do que nunca foi DEZ.

Pedagogia e Tecnologia

Tendo em vista que a próxima aula da disciplina Novas Tecnologias em Educação será sobre Educação a Distância, irei postar o seguinte texto por acreditar que ele pode esclarecer um pouco sobre essa modalidade de educação, dando base para a aula do Professor Simão.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PERSPECTIVA HISTÓRIA

1 - Introdução


Entende-se educação a distância como uma estratégia desenvolvida por sistemas educativos para oferecer educação a setores ou grupos da população que, por razões diversas, têm dificuldade de acesso a serviços educativos regulares.


A Educação a Distância é caracterizada:
- pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo;
- controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante;
- comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia.

Embora a tecnologia seja uma parte importante da educação a distância, qualquer programa de sucesso deve focalizar mais nas necessidades instrucionais dos alunos do que na própria tecnologia. Devem ser considerados, por exemplo, suas idades, sua base cultural e sócio-econômica, interesses e experiências, níveis de educação e familiaridade com métodos de educação a distância.
Este resumo pretende mostrar um apanhado histórico da EAD no mundo e no Brasil bem como levantar alguns problemas enfrentados com a EAD no Brasil.

2 - EAD no Mundo
Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no mundo, destacando os países que implantaram projetos de Educação a Distância.

Suécia = registra sua primeira experiência em 1833, com um curso de Contabilidade;
Inglaterra =inicia-se em 1840 e, em 1843, é criada a Phonografic Corresponding Society;
A Open University, criada em 1962, mantém um sistema de consultoria, apoiando outras nações a "fazer" uma educação a distância de qualidade;
Alemanha =em 1856, fundou o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência;
EUA=inicia-se em 1874, com a Illionois Weeleyan University;
Paquistão = A partir de 1974, a Universidade Aberta Allma Iqbal inicia a formação de docentes via EAD;
Sri Lanka = A partir de 1980, a Universidade Aberta de Sri Lanka tem procurado atender setores importantes para o desenvolvimento do país: profissões tecnológicas e formação docente;
Tailândia = A Universidade Aberta Sukhothiai Thommathirat tem cerca de 400.000 alunos em diferentes setores e modalidades;
Indonésia = Criada em 1984, a Universidade de Terbuka surgiu para atender forte demanda de estudos superiores; prevê chegar a cinco milhões de alunos;
Índia = Criada em 1985, a Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi tem objetivo de atender a demanda de ensino superior;
Austrália = É um dos países que mais investe em EAD, mas não tem nenhuma universidade especializada só nesta modalidade;
Universidades de Queensland, New England, Macquary, Murdoch e Deakin: a percentagem de alunos a distância é maior ou igual a de alunos presenciais;
México = Programa Universidade Aberta, inserido na Universidade Autônoma do México, a partir de 1972;
Costa Rica = Universidade Estatal a Distância da Costa Rica, criada em 1977;
Venezuela = Universidade Nacional Aberta da Venezuela, criada a partir de 1977;
Colômbia = Universidade Estatal Aberta e a Distância da Colômbia, criada em 1983.
Os principais centros de divulgação da EAD são: França, Espanha e Inglaterra.

3 - EAD no Brasil
Abaixo, segue-se um apanhado da EAD no Brasil, destacando vários projetos, que contribuíram para a disseminação da Educação a Distância.
Em 1904: escolas internacionais que eram instituições privadas que ofereciam cursos pagos, por correspondência;
Em 1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com alunos;
Em 1939: surge o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo;
Em 1941: 1ª Universidade do Ar; durou 2 anos;
Em 1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e Emissoras Associadas;
Em 1961/65: Movimento de Educação de Base (MEB) - Igreja Católica e Governo Federal, utilizava um sistema radioeducativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, ...
Em 1970: Projeto Minerva - convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta para produção de textos e programas;
Em 1972, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil;
Na década de 70: Fundação Roberto Marinho - programa de educação supletiva a distância, para 1º e 2º graus;
Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos:
Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso a todos;
Educação continuada: reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade;
Ensino superior: englobando tanto a graduação como a pós-graduação.
UFSC: Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC) - a partir de 1996, implantou um programa de pós-graduação em Engenharia de Produção (mestrado e doutorado) envolvendo uma rede estadual de oito universidades oficiais e privadas, além de diversas empresas de porte tecnológico significativo.
Mestrado Tecnológico em Logística para a Petrobrás: iniciado em 28/07/97, com duração de 2 anos, com 22 alunos (localizados no Rio, Macaé, Salvador, Belém e Natal), ministrado através do Laboratório de Ensino a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Utiliza videoconferência, Internet, mídias tradicionais.
Faculdade Carioca: programa de graduação que está sendo implantado com base no Lotus Notes, envolvendo cerca de mil alunos em inúmeras disciplinas das áreas de Informática, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Desenho Industrial, Matemática e Letras
Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP): programa mantido pela Escola de Comunicações e Arte da USP (ECA-USP) que oferece gratuitamente uma série de cursos via BBS tais como Astronomia, Tratamento de Imagens e Atualização de Professores de 1º e 2º graus.
Universidade Federal Paulista (antiga Escola Paulista de Medicina): seu Centro de Informática na Saúde (CIS-EPM) disponibiliza na Internet, além de outros serviços, programas de educação em Biologia Molecular e Engenharia Genética.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS): que mantém uma opção de EDMC nas disciplinas de seu Mestrado em Informática voltado para a área gerencial de sistemas de informação

4 - Alguns problemas observados com a EAD no Brasil
- Organização de projetos-piloto sem a adequada preparação de seu seguimento;
- Falta de critérios de avaliação dos programas projetos;
- Inexistência de uma memória sistematizada dos programas desenvolvidos e das avaliações realizadas (quando essas existiram);
- Descontinuidade dos programas sem qualquer prestação de contas à sociedade e mesmos aos governos e às entidades financiadoras;
- Inexistência de estruturas institucionalizadas para a gerência dos projetos e a prestação de contas de seus objetivos;
- Programas pouco vinculados às necessidades reais do país e organizados sem qualquer vinculação exata com programas de governo;
- Permanência de uma visão administrativa e política que desconhece os potenciais e as exigências da educação a distância, fazendo com que essa área sempre seja administrada por pessoal sem a necessária qualificação técnica e profissional;
- Pouca divulgação dos projetos, inexistência de canais de interferência social nos mesmos;
- Organização de projetos-piloto somente com finalidade de testagem de metodologias.


Disponível em: http://ead.faesa.br/ead.htm


Convergência de mídia, lap top na sala de aula


Em 18 de outubro de 2006 saiu na revista Veja, edição 1978-ano39-nº41, um especial com um guia do mundo digital. Também uma convergência de mídias, com o nome de ‘transição digital’. Reportei a belíssima aula da professora e orientanda do prof. Simão Pedro Pinto Marinho, Lorena Tárcia, proferida ao 7º período do curso de Pedagogia da PUC Minas em 16 de outubro, cujo tema era ‘Convergência midiática e educação’. Realmente, a escola não tem acompanhado as mudanças do mundo, principalmente dos alunos que já nascem nele inseridos e já adaptados a toda esta mudança.
O cientista Nicholas Negroponte coloca bem na reportagem: Enquanto houver pobreza, não haverá paz. A única forma eficiente de combater a pobreza é pela educação. E a única maneira de prover educação é pela inclusão digital. E esta fala é em relação à utilização de laptop por alunos carentes em uma escola na Filadélfia (EUA), trata-se de um projeto da Microsoft, na escola de Bill Gates, que disponibiliza recursos a alunos que dificilmente obteriam.
Aqui no Brasil, apenas as escolas particulares investem em recursos tecnológicos, mas temos computadores nas escolas públicas, só precisamos, enquanto educadores, nos prepararmos para esta realidade em que, com certeza, vamos nos deparar, e abrir a escola, a cabeça, a mente e porque não os computadores nas escolas. Somos capazes, basta modificar o nosso entorno para atingirmos o todo. A matéria completa e outros tópicos como a transição do VHS para o DVD, ou dos álbuns de fotografias impresso em arquivos digitais você encontra na Veja.

16.10.06

Dia do Professor


Estava escrito numa mensagem que recebi, em homenagem pelo Dia do Professor:

"Ensinar é uma tarefa mágica, capaz de mudar a cabeça das pessoas,
bem diferente de apenas dar aulas."

Rubem Alves

15.10.06

"Concurso cultural da Editora SCIPIONE"

A editora Scipione lançou um concurso cultural que está sendo divulgado na revista NOVA ESCOLA, ano 21, n. 196 do mês de outubro de 2006, nas páginas 63 e 65 com o seguinte enunciado:
... Além de estimular o aprendizado dos alunos, está premiando professores e coordenadores através de um sensacional concurso cultural. Para participar, basta visitar o site da Scipione e escrever um texto sobre o tema "com esse computador, minhas aulas ficarão muito melhores porque...".
Estarão premiando com vários computadores.
Frente ao exposto é preciso saber também que não basta visitar o site e escrever o texto, é preciso antes de tudo, SER PROFESSOR DA REDE PRIVADA. Porque de forma excludente e preconceituosa o espaço não está aberto para a participação de professores da rede pública.
* O que a equipe coordenadora do concurso deixa a entender?
Que os professores da rede pública não sabem escrever e não precisam de computadores.
* Quando é que professor da rede pública tem importância para a Editora?
Quando o governo disponibiliza livros didáticos novos para as escolas públicas e quem precisa escolher é a equipe pedagógica, logo, a Editora promove cursos (e convida até os professores da rede pública) com requintados cafés, certificados e doações de livros.
O que fica claro é que a Editora com seu lema "escrevendo o futuro", só o faz para uma parcela mínima da sociedade.