Pedagogia e Tecnologia
Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
19.10.06
"uma televisão branca?"
Vocabulário da nova tecnologia
18.10.06
Tecnologia na Educação, Ensino a Distância, e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: Conceituação Básica
Educação a Distância, Aprendizagem a Distância, Ensino a Distância
Hoje em dia essas expressões estão sendo usadas o tempo todo e, algumas vezes, abusadas -- às vezes em suas versões em inglês: "Distance Education", "Distance Learning", etc.
Já argumentei, em vários locais, que considero as duas primeiras expressões -- "Educação a Distância" e "Aprendizagem a Distância" -- totalmente inadequadas. A educação e a aprendizagem são processos que acontecem, de certo modo, dentro da pessoa -- não há como possam ser realizados a distância. Tanto a educação como a aprendizagem (com a qual a educação está conceitualmente vinculada) acontecem onde quer que esteja o indivíduo que está se educando ou aprendendo -- não há como fazer, nem sequer entender, "teleeducação" e "teleaprendizagem".
Tradicionalmente, fazia-se ensino a distância através de cartas (as epístolas do Novo Testamento são didáticas, e, portanto, exemplos de ensino a distância) e de livros (especialmente depois que começaram a ser impressos) -- ou seja, com baixa tecnologia. Com as novas tecnologias eletro-eletrônicas, especialmente em sua versão digital, unidas às tecnologias de telecomunicação, agora também digitais, abre-se para o ensino a distância uma nova era, e o ensino passa a poder ser feito a distância em escala antes inimaginável e pode contar ainda com benefícios antes considerados impossíveis nessa modalidade de ensino: interatividade e até mesmo sincronicidade.
Convergência de mídia
A aula do dia 16 do mês atual, ministrada pela Professora Lorena, orientanda do professor Simão, foi de extrema importância, pois a mesma trouxe informações que clareou muito minhas idéias sobre o que seria convergência de mídia. Avaliando o que eu pensava ser convergência de mídia, não estava muito errada, pois afinal é o que vem acontecendo na sociedade globalizada, mas eu não sabia que se dava esse nome a esse "acontecimento".
É importante destacar também outras informações que a mesma trouxe sobre curiosidades e até mesmo intrigas que ocorrem entre jornalistas, e isso de certa forma ocorre em todos os setores de trabalho e na sociedade, o que ajuda muito no crescimento profisional e até mesmo pessoal das pessoas.
Outro aspecto que acho importante destacar também, foi a forma como a Professora Lorena iniciou sua aula, utilizando de um recurso que está no auge da mídia, que é o vídeo da Cicarelli, para chamar a atenção de nós alunas que talvez pudessemos não dar tanto crédito à sua aula, ou não ter tanto interesse como tivemos.
A aula foi de grande valia, como forma de mostrar como podemos explorar as mídias no nosso contexto escolar, e mostrou também que o nome da disciplina "NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO", está realmente nos oportunizando vivenciar novas tecnologias e dando-nos subísídios de como utilizá-las "na" e "para" a educação.
Quero aqui deixar o meu muito obrigado à professora Lorena que foi brilhante e muito feliz com tal aula. Agradeço também ao Professor Simão Pedro pela iniciativa que o mesmo teve em convidar a mesma para dar essa aula, oportunizando-nos um aprimoramento de nossos conhecimentos. Professor você é e agora mais do que nunca foi DEZ.
Pedagogia e Tecnologia
Tendo em vista que a próxima aula da disciplina Novas Tecnologias em Educação será sobre Educação a Distância, irei postar o seguinte texto por acreditar que ele pode esclarecer um pouco sobre essa modalidade de educação, dando base para a aula do Professor Simão. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PERSPECTIVA HISTÓRIA
Embora a tecnologia seja uma parte importante da educação a distância, qualquer programa de sucesso deve focalizar mais nas necessidades instrucionais dos alunos do que na própria tecnologia. Devem ser considerados, por exemplo, suas idades, sua base cultural e sócio-econômica, interesses e experiências, níveis de educação e familiaridade com métodos de educação a distância. Suécia = registra sua primeira experiência em 1833, com um curso de Contabilidade;
|
Convergência de mídia, lap top na sala de aula
O cientista Nicholas Negroponte coloca bem na reportagem: Enquanto houver pobreza, não haverá paz. A única forma eficiente de combater a pobreza é pela educação. E a única maneira de prover educação é pela inclusão digital. E esta fala é em relação à utilização de laptop por alunos carentes em uma escola na Filadélfia (EUA), trata-se de um projeto da Microsoft, na escola de Bill Gates, que disponibiliza recursos a alunos que dificilmente obteriam.