Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.4.07

Ferramentas da internet promovem interação entre professores e alunos


As possibilidades que a internet proporciona a alunos de uma escola de Joinville no estado de Santa Catarina na construção do conhecimento são evidentes, quando esses se envolvem com as ferramentas de aprendizagem os blogs, a writely, a escrita colaborativa livre(wiki) e o podcast. Essa aprendizagem se estende também aos educadores, quando tem a preocupação de serem mediadores e sempre buscarem novos conhecimentos quando os desconhecem.

Tal fato se torna visível no comprometimento dos educadores da escola Caic Mariano Costa ao criarem projetos que envolvem as ferramentas de aprendizagem do mundo digital através da interação.

Os alunos são estimulados a pesquisarem, lerem, escreverem para realizarem tarefas nos blogs e na wiki, interligando as informações da rede com outros internautas da própria escola e de outras localidades como em Fortaleza e Marabá e até mesmo em Portugal. Os educandos publicam, editam textos, imagens e tabelas com o auxílio da writely, que os possibilita a refletirem sobre a própria escrita levando-os a preocuparem-se com a qualidade do texto, pois o mesmo é disponibilizado na internet. A wiki também é utilizada pelos alunos para criarem roteiros e boletins para produzirem programas em podcast.

Dessa maneira os educadores envolvem seus alunos num ambiente interativo, onde a comunicação e o aprendizado são os focos de suas práticas educativas.
Observação: esse comentário é referente a reportagem Tecnologia ao alcance de todos, você deverá ir até o fim da página entrar em Intermediários, e encontrar o título: Alunos de Joinville usam blog para conversar com estudantes de outras cidades. Interação é a palavra-chave dos projetos nesse estágio.
Deborah Vilela