Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.4.07

O uso do computador na escola

Atualmente encontramos muitas informações sobre o uso do computador na escola, mas muitas pessoas ainda não acreditam que isso possa trazer algum ganho aos alunos, mas também muitas desconhecem o papel desse instrumento na educação. Outra situação que é bastante discutida é o uso do computador apenas como uma propaganda para a escola, como se não fosse uma obrigação da escola investir nessa ferramenta. Mas nesse artigo o foco esta no uso do computador interagindo com o currículo, sendo utilizado como ferramenta multidisciplinar. Mostrando que é possivel sim trabalhar com o computador na escola, de diversas maneiras. Sendo assim o professor irá propiciar novas condições de trabalho ligadas aos assuntos discutidos em sala de aula. É necessário saber que o uso do computador, assim como outros recursos disponíveis é apenas um meio, para que aconteçam as atividades proposta pelo professor. O professor pode fazer várias escolhas quanto ao instrumento de trabalho, e seja qual for essa escolha, é preciso que se tenha consciência e responsabilidade, para não se desvincular do verdadeiro objetivo, a aprendizagem. E a escola não pode deixar de lado as transformações e por isso deve incorporar enfim as novas tecnologias.

12.4.07

Inclusão das Novas Tecnologias na Educação

Pode-se observar que há, hoje, um amplo discurso sobre o papel da tecnologia nas diversas esferas da vida social.
No campo educacional a discussão do tema ocorre em posições contrárias: de um lado, há uma resistência da maioria dos profissionais da educação em lidar com a entrada da tecnologia na escola; por outro, os projetos oficiais apresentam a tecnologia como a grande redentora dos problemas da área.
É a partir dessa inclusão das novas tecnologias na educação e da resistência, muitas vezes inconsciente, dos educadores que surge a necessidade da realização de eventos como, por exemplo, as conferências do III Congresso Ibero-Americano EducaRede referente ao tema “Educação, Internet e Oportunidades”, realizado em São Paulo, nos dias 29 e 30 de maio de 2006, com a presença de 1,5 mil educadores.
O Congresso é uma oportunidade que os professores têm para discutirem o uso de novas tecnologias em suas aulas, como elas podem ser aplicadas de forma pedagógica e como transformar a atual escola em uma escola nova. É importante para os educadores refletirem sobre a necessidade da inclusão das novas tecnologias na educação, principalmente do computador. Pois, o compartilhamento de idéias e pensamentos através da Internet contribui para a aprendizagem e para a construção do conhecimento dos alunos.

Atualmente, pode-se perceber que a criança chega à escola com uma bagagem de informações adquiridas através da televisão, da internet, dos videogames e das diversas imagens presentes em todos os espaços. Por isso, torna-se necessário incluir essas tecnologias no processo pedagógico, respeitando e incentivando o conhecimento que os educandos já possuem. E, proporcionando a eles uma aprendizagem de forma prazerosa, tendo em vista que o computador faz parte de seus interesses.
Observa-se também que há uma dificuldade enorme para as escolas e para os professores aplicarem as novas tecnologias na Educação. Portanto, para que ocorra a efetiva mudança será preciso investir em novas políticas públicas e na qualificação permanente dos educadores, auxiliando-os no uso pedagógico das novas tecnologias e proporcionando-lhes subsídios para que possam resolver os problemas do cotidiano da nova escola informatizada.
É preciso buscar formas inovadoras e maneiras mais modernas para que a Educação brasileira cresça e melhore sempre. Percebe-se portanto, que a tecnologia pode ser uma grande aliada em relação ao processo de melhoria na Educação, tendo em vista que no momento atual predomina a sociedade da mediação, tecnologia e informação.
Obs.: A foto que ilustra o presente texto foi retirada da própria reportagem.
A reportagem com maiores informações sobre III Congresso Ibero-Americano EducaRede está disponível oline em: http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais_imp.cfm?id_especial=230.

9.4.07

Tabuleiro on-line

A tecnologia atualmente está se desenvolvendo cada vez mais rápida. Hoje em dia não precisamos sair para ir ao banco, fazer compras, e até mesmo encontrar com os amigos, pois existem meios de se fazer isto pela internet e ai me vem uma pergunta, como fica a socialização das pessoas?
Com essa matéria essa pergunta me intrigou mais ainda, porque se antes o jogo de tabuleiro era um meio de se reunir os amigos, familiares para jogar hoje não é mais preciso, pois agora se joga pela internet e podendo jogar com qualquer pessoa e de qualquer país. Daqui a pouco as empresas de jogos não vão precisar fazer jogos em caixas, tabuleiros. Elas também terão que inovar e vender estes jogos pela internet, só terá acesso aos jogos quem pagar por ele, mas ai vem outra preocupação e a facilidade de cópias de jogos pela internet?
Essa modernização me deixa preocupada, pois ao mesmo tempo que ela facilita a vida das pessoas ela também pode atrapalhar, pois nem todos têm acesso a estas tecnologias fazendo com que ocorra a desigualdade social.
Não acho necessário que os jogos que a maioria das vezes é um meio de interação entre as crianças, jovens passam a ser jogados pelo computador, pois em algumas escolas a um resgates de algumas brincadeiras como as brincadeiras de rodas, amarelinha, peteca etc e com mais essa modernização este resgate ficará mais difícil, pois a modernização está chegando cada vez mais rápida na vida das pessoas.

8.4.07

Blogs como Ferramenta Pedagógica


Apresenta na reportagem Senac de São Paulo uma matéria sobre o uso de blogs nas instituições escolares. Destaca-se no texto a importância de usar o blog, os diferentes tipos como: produção de textos, narrativas, poemas, analise de obras literárias ,opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
A educadora Gladis Leal dos Santos relata como desenvolve os blogs com os alunos, o inicio dos seus trabalhos, projetos que desenvolveram (Acelera 2005, Palavra Aberta) e Oficina de Educação que reúne links educacionais.
Algumas educadoras deram suas contribuições em relação à potencialidade de trabalhar utilizando os blogs na educação ,porque eles reinventam o trabalho pedagógico e envolve muito mais os alunos .

Baseando-se na reportagem, identifiquei o texto com a fala de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, mas ao mesmo tempo, ninguém se educa inteiramente sozinho” (Freire,1987). As pessoas se educam mediadas por determinado objeto de conhecimento que é da realidade do educando.Sabemos que o computador é o “objeto” do nosso tempo e a educação têm que utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica eficaz na busca de alcançar uma educação de qualidade.O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica e dá a devida importância à informática, porque ela pode oferecer e ajudar a rever, ampliar e a modificar muitas formas atuais de ensinar e de aprender.

A escola na era da tecnologia


Na sessão com a palavra da Revista Nova Escola, Guiomar Nammo de Mello fala sobre o papel da escola na era da tecnologia. Segundo ela, atualmente a informação está acessível a número cada vez maior de pessoas e alcançando todas as classes sociais.
É muito importante pensar no novo papel do professor e da escola, que deixam de ser as únicas fontes de informaçao dos alunos. O educador agora precisa saber lidar com os conhecimentos que vem de fora da escola e juntamente com os alunos relacioná-los com os conteúdos curriculares. Porém vários sao os desafios que precisam ser enfrentados, e um dos mais importantes é rever e organizar o curriculo e a prática em sala de aula, ou seja, para dar sentido a informaçao é preciso um trabalho interdisciplinar com o protagonismo dos alunos.
Mais por mais interativos que sejam os meios a figura do professor no processo de ensino aprendizagem é essencial, pois cabe a ele a construção de conhecimentos deliberados.
A tecnologia da informação é um recurso extremamente rico e cada vez meis necessario dentro da escola, porém é preciso muito cuidado para que não se torne mais um instrumento de burocratização e enrijecimento da prática escolar. Cabe aos educadores lutar para que isso nao ocorra, pois acima de tudo é preciso ter compromisso com a aprendizagem dos alunos.