Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.4.07

Blogs como Ferramenta Pedagógica


Apresenta na reportagem Senac de São Paulo uma matéria sobre o uso de blogs nas instituições escolares. Destaca-se no texto a importância de usar o blog, os diferentes tipos como: produção de textos, narrativas, poemas, analise de obras literárias ,opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
A educadora Gladis Leal dos Santos relata como desenvolve os blogs com os alunos, o inicio dos seus trabalhos, projetos que desenvolveram (Acelera 2005, Palavra Aberta) e Oficina de Educação que reúne links educacionais.
Algumas educadoras deram suas contribuições em relação à potencialidade de trabalhar utilizando os blogs na educação ,porque eles reinventam o trabalho pedagógico e envolve muito mais os alunos .

Baseando-se na reportagem, identifiquei o texto com a fala de Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, mas ao mesmo tempo, ninguém se educa inteiramente sozinho” (Freire,1987). As pessoas se educam mediadas por determinado objeto de conhecimento que é da realidade do educando.Sabemos que o computador é o “objeto” do nosso tempo e a educação têm que utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica eficaz na busca de alcançar uma educação de qualidade.O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica e dá a devida importância à informática, porque ela pode oferecer e ajudar a rever, ampliar e a modificar muitas formas atuais de ensinar e de aprender.

1 Comments:

Blogger wedila said...

A idéia de utilizar blogs na educação é muito boa além de ser uma forma de prender a atenção dos estudantes diante de uma máquina atraente cheia de informações. É através da interação com o mundo e com o outro que construímos nosso próprio conhecimento. E estas tecnologias podem proporcionar grandes mudanças na educação. O computador em sala de aula está vindo para melhorar esta interação.
No entanto o professor deve estar sempre disposto a aprender e se informar. E enquanto o computador não chega o professor pode trabalhar com blogs, por exemplo, sem o uso do computador utilizando outros recursos. Cabe a ele se informar e adaptar atividades conforme a realidade na qual está trabalhando. Sendo assim já estará se preparando para mudanças futuras.

1:12 AM  

Postar um comentário

<< Home