Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.4.07

A escola na era da tecnologia


Na sessão com a palavra da Revista Nova Escola, Guiomar Nammo de Mello fala sobre o papel da escola na era da tecnologia. Segundo ela, atualmente a informação está acessível a número cada vez maior de pessoas e alcançando todas as classes sociais.
É muito importante pensar no novo papel do professor e da escola, que deixam de ser as únicas fontes de informaçao dos alunos. O educador agora precisa saber lidar com os conhecimentos que vem de fora da escola e juntamente com os alunos relacioná-los com os conteúdos curriculares. Porém vários sao os desafios que precisam ser enfrentados, e um dos mais importantes é rever e organizar o curriculo e a prática em sala de aula, ou seja, para dar sentido a informaçao é preciso um trabalho interdisciplinar com o protagonismo dos alunos.
Mais por mais interativos que sejam os meios a figura do professor no processo de ensino aprendizagem é essencial, pois cabe a ele a construção de conhecimentos deliberados.
A tecnologia da informação é um recurso extremamente rico e cada vez meis necessario dentro da escola, porém é preciso muito cuidado para que não se torne mais um instrumento de burocratização e enrijecimento da prática escolar. Cabe aos educadores lutar para que isso nao ocorra, pois acima de tudo é preciso ter compromisso com a aprendizagem dos alunos.

3 Comments:

Blogger Andréa Resende said...

Não só a escola, mas principalmente os professores, quando encararem a importância da tecnologia no ambiente escolar, tudo ficará mais simples. Nos dias atuais, os alunos não têm como fonte única de conhecimento o ambiente escolar, a internet está presente na vida de alunos de escolas públicas e particulares. O professor tem que ver a tecnologia como uma aliada, não como uma vilã que está aí para roubar seu espaço. É importante que o educador proporcione aos seus alunos um conhecimento, dentro de cada realidade escolar, das novas tecnologias, principalmente para educação, porque podem contribuir muito para que a aprendizagem se torne mais significativa e satisfatória. Andréa Resende

11:24 PM  
Blogger wedila said...

É importante que realmente haja uma integração na comunidade escolar, para que cada um assuma a sua responsabilidade e se prepare para a realização do seu trabalho dentro da escola.
Para que estas tecnologias venham a contribuir no processo de ensino aprendizagem é preciso que professores e demais membros da escola elimine preconceitos e medo com relação ao computador; e procure uma formação que atenda suas necessidades no ambiente escolar. Pois não podemos esperar tudo pelo governo é preciso que cada um faça a sua parte.

1:10 AM  
Blogger janaina said...

É de extrema importância rever o currículo e a prática em sala de aula para dar sentido ao uso do computador. Não basta apenas inserir a tecnologia da informação no ambiente escolar, facilitando o acesso a todos. É necessário que se tenha claro o papel e a importância dessa tecnologia na escola, determinando os objetivos para que o computador possa de fato ser usado de forma inovadora na educação, tendo como finalidade auxiliar na promoção da aprendizagem do aluno.

6:01 AM  

Postar um comentário

<< Home