Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.4.07

O uso do computador na escola

Atualmente encontramos muitas informações sobre o uso do computador na escola, mas muitas pessoas ainda não acreditam que isso possa trazer algum ganho aos alunos, mas também muitas desconhecem o papel desse instrumento na educação. Outra situação que é bastante discutida é o uso do computador apenas como uma propaganda para a escola, como se não fosse uma obrigação da escola investir nessa ferramenta. Mas nesse artigo o foco esta no uso do computador interagindo com o currículo, sendo utilizado como ferramenta multidisciplinar. Mostrando que é possivel sim trabalhar com o computador na escola, de diversas maneiras. Sendo assim o professor irá propiciar novas condições de trabalho ligadas aos assuntos discutidos em sala de aula. É necessário saber que o uso do computador, assim como outros recursos disponíveis é apenas um meio, para que aconteçam as atividades proposta pelo professor. O professor pode fazer várias escolhas quanto ao instrumento de trabalho, e seja qual for essa escolha, é preciso que se tenha consciência e responsabilidade, para não se desvincular do verdadeiro objetivo, a aprendizagem. E a escola não pode deixar de lado as transformações e por isso deve incorporar enfim as novas tecnologias.

5 Comments:

Blogger Patrícia Botelho said...

Eta dificuldade que a escola tem de evoluir e reconhecer a necessidade de se caminhar com as novidades do nosso tempo!
"Navergar é preciso..." (Fernando Pessoa). O tempo passa e a escola continua ignorando a diversidade de meios que existem atualmente, para tornar a escola um ambiente de aprendizagem e não de reprodução de comhecimentos estáticos, ao meu ver, para os jovens de hoje, diria que estão sendo considerados obsoletos.
O computador na escola não deve ser somente uma máquina ocupando um espaço, deve ser um instrumento ocupando um espaço de aprendizagem e utilizado como uma ferramenta pedagógica. Porém, para que isto seja reconhecido na escola, esta propostas deve se inserir no projeto pedagógico, no currículo e na formação dos professores. Assim, esse será o primeiro passo para a escola vincular o uso do computaodr com a aprendizagem.

12:24 PM  
Blogger katy said...

A grande dificuldade da inserção do computador na escola, não é nada relacionado com a informática e (ou) a tecnologia, (ou o maior problema não é esse) as nossas dificuldades são pedagógicas. Como foi citado no artigo a tecnologia, ou se preferirem o computador é só mais um meio na escola, como o livro por exemplo. Nós (comunidade escolar) é que precisamos significar seu uso. Como disse a Patrícia, inserido em um Projeto Pedagógico, no currículo e na formação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

10:06 PM  
Blogger Daninha said...

Bom, acho que o ponto de vista prático, negar a entrada desta tecnologia na escola e querer fechar os olhos para a realidade que se transforma a cada segundo. Mas quando discutimos o uso do computador na escola, na maioria das vezes pensamos na máquina propriamente dita, se a escola tem ou não, se o laboratório fica fechado... Porém existem um sujeito “o professor” que todos olham com reprimenda quando ele faz mal uso, quando não usa, mas muitas das vezes nos esquecemos que boa parte do educadores do nosso país ainda vivem uma exclusão digital, mimeógrafos, livros didáticos, “cuspe e giz”, não tem a máquina em casa, sabe usar o básico, não foi capacitado para tal... Que investimentos tem sido feito neste sujeito para que ele dê conta de dar um retorno satisfatório quando o assunto é o uso do computador na escola? Acho que vale a pena pensar nisto.

8:10 PM  
Blogger taciana said...

Em muitas escolas os computadores ainda existem apenas como chamariz tecnológico sem que a escola e seus educadores reconheçam os seus verdadeiros benefícios como uma ferramenta pedagógica importante para o processo de ensino-aprendizagem e a formação de seus alunos.

11:48 AM  
Blogger Aline said...

Essa questão do uso do computador na escola tem sido alvo de debates e questionamentos, mas na verdade o que se discute é a maneira da sua aplicação. O uso computador pode ser utilizado em varias formas e diversos fins de acordo com a concepção de educação e os objetivos educacionais propostos e adotados na escola assim o uso computador como outros recursos é mais um instrumento de comunicação de dados.
Quanto à questão do ensino da informática na escola é importante, mas não deve ficar enfatizando somente esse ensino e sim a aprendizagem pela informática, pois os alunos devem ter possibilidades de manipular o computador como suporte para suas descobertas.

7:35 PM  

Postar um comentário

<< Home