Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.4.07

Inclusão das Novas Tecnologias na Educação

Pode-se observar que há, hoje, um amplo discurso sobre o papel da tecnologia nas diversas esferas da vida social.
No campo educacional a discussão do tema ocorre em posições contrárias: de um lado, há uma resistência da maioria dos profissionais da educação em lidar com a entrada da tecnologia na escola; por outro, os projetos oficiais apresentam a tecnologia como a grande redentora dos problemas da área.
É a partir dessa inclusão das novas tecnologias na educação e da resistência, muitas vezes inconsciente, dos educadores que surge a necessidade da realização de eventos como, por exemplo, as conferências do III Congresso Ibero-Americano EducaRede referente ao tema “Educação, Internet e Oportunidades”, realizado em São Paulo, nos dias 29 e 30 de maio de 2006, com a presença de 1,5 mil educadores.
O Congresso é uma oportunidade que os professores têm para discutirem o uso de novas tecnologias em suas aulas, como elas podem ser aplicadas de forma pedagógica e como transformar a atual escola em uma escola nova. É importante para os educadores refletirem sobre a necessidade da inclusão das novas tecnologias na educação, principalmente do computador. Pois, o compartilhamento de idéias e pensamentos através da Internet contribui para a aprendizagem e para a construção do conhecimento dos alunos.

Atualmente, pode-se perceber que a criança chega à escola com uma bagagem de informações adquiridas através da televisão, da internet, dos videogames e das diversas imagens presentes em todos os espaços. Por isso, torna-se necessário incluir essas tecnologias no processo pedagógico, respeitando e incentivando o conhecimento que os educandos já possuem. E, proporcionando a eles uma aprendizagem de forma prazerosa, tendo em vista que o computador faz parte de seus interesses.
Observa-se também que há uma dificuldade enorme para as escolas e para os professores aplicarem as novas tecnologias na Educação. Portanto, para que ocorra a efetiva mudança será preciso investir em novas políticas públicas e na qualificação permanente dos educadores, auxiliando-os no uso pedagógico das novas tecnologias e proporcionando-lhes subsídios para que possam resolver os problemas do cotidiano da nova escola informatizada.
É preciso buscar formas inovadoras e maneiras mais modernas para que a Educação brasileira cresça e melhore sempre. Percebe-se portanto, que a tecnologia pode ser uma grande aliada em relação ao processo de melhoria na Educação, tendo em vista que no momento atual predomina a sociedade da mediação, tecnologia e informação.
Obs.: A foto que ilustra o presente texto foi retirada da própria reportagem.
A reportagem com maiores informações sobre III Congresso Ibero-Americano EducaRede está disponível oline em: http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/especiais_imp.cfm?id_especial=230.