Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.10.06

Convergência de mídia, lap top na sala de aula


Em 18 de outubro de 2006 saiu na revista Veja, edição 1978-ano39-nº41, um especial com um guia do mundo digital. Também uma convergência de mídias, com o nome de ‘transição digital’. Reportei a belíssima aula da professora e orientanda do prof. Simão Pedro Pinto Marinho, Lorena Tárcia, proferida ao 7º período do curso de Pedagogia da PUC Minas em 16 de outubro, cujo tema era ‘Convergência midiática e educação’. Realmente, a escola não tem acompanhado as mudanças do mundo, principalmente dos alunos que já nascem nele inseridos e já adaptados a toda esta mudança.
O cientista Nicholas Negroponte coloca bem na reportagem: Enquanto houver pobreza, não haverá paz. A única forma eficiente de combater a pobreza é pela educação. E a única maneira de prover educação é pela inclusão digital. E esta fala é em relação à utilização de laptop por alunos carentes em uma escola na Filadélfia (EUA), trata-se de um projeto da Microsoft, na escola de Bill Gates, que disponibiliza recursos a alunos que dificilmente obteriam.
Aqui no Brasil, apenas as escolas particulares investem em recursos tecnológicos, mas temos computadores nas escolas públicas, só precisamos, enquanto educadores, nos prepararmos para esta realidade em que, com certeza, vamos nos deparar, e abrir a escola, a cabeça, a mente e porque não os computadores nas escolas. Somos capazes, basta modificar o nosso entorno para atingirmos o todo. A matéria completa e outros tópicos como a transição do VHS para o DVD, ou dos álbuns de fotografias impresso em arquivos digitais você encontra na Veja.

1 Comments:

Blogger Lorena said...

Micheline,

Obrigada pelos elogios. Você tem razão. A matéria é muito interessante e reforça a questão da convergência: Veja (revista impressa), tem sua versão online e não pode deixar de cobrir o mundo digital, tema de interesse de seus leitores (e de nossos alunos).

Abraços,

Lorena

1:47 PM  

Postar um comentário

<< Home