Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.4.07

O ambiente digital e a autoria de textos discursivos

Ao pesquisar um artigo para fazer um comentário no blog, achei vários interessantes no site do MEC http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=3223 ,porém o que escolhi critica o modo como nossas escolas ainda trabalham com a produção de textos. Segundo a autora os textos produzidos pelos alunos estão voltados exclusivamente para o professor que avalia, muitas vezes, apenas a norma culta padrão e a adequação textual.
Diante disto, eu concordo com a autora quando ela fala que devemos repensar nesta prática usando os ambientes virtuais.
Através deste texto consegui perceber como todo o conteúdo que aprendemos até agora pode ajudar os alunos em diversos aspectos, enquanto a produção textual produzida dentro da sala de aula limita o aluno a preocupação apenas com pontuação e pões o professor como centro de todo o processo, no ambiente virtual podemos trabalhar a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo, podemos usar vários recursos para que a criança seja a verdadeira autora de sua obra e também crie intmidade com este tipo de ambiente, creio que a partir disto podemos inserir a criança em um ambiente atraente e interativo fazendo com que ela descubra o gosto pela escrita de uma forma gostosa e lúdica também.
Daniela Rodrigues

1 Comments:

Blogger neza said...

Dani, sua opinião é pertinente ela e baseada no que nos mesma da vivenciamos nas nossas vidas, o professor preocupa em avaliar o aluno, esquecendo as vezes que ele muito pode contribuir para o seu próprio crescimento. Com os recursos digitais o professor vai proporcionar ao aluno uma nova maneira prazerosa de aprender, saindo da forma tradicional.

8:46 AM  

Postar um comentário

<< Home