Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.4.07

Xô exclusão digital!

Apesar de ser um texto um pouquinho grande é muito interessante a ideia central e principalmente a parte quando o assessor da Presidencia da República Sr. José Luiz Maio de Aquino diz: " Queremos começar valorizando o professor e dando mais recursos a ele" . Acredito que o computador é um recurso a mais para auxilixar na aprendizagem. Mesmo com todos os déficis presentes na realidade da instituição escolar a ideia de propiciar um micro por aluno é o começo da garantia da inclusão digital para os professores pois ter que incluir nos planos de aula o micro não será nada convencional. Os especialistas acreditam que o sucesso da implantação do XO depende não só de investimento, mas de uma mudança na concepção do ensino. ("É preciso ter um novo pensamento sobre aprendizagem, o papel da escola, a formação do professor", diz o professor Cavallo. O envolvimento de toda a equipe pedagógica com as atividades dos alunos, a imersão nas novas possibilidades de pesquisa feitas na internet, o uso de atividades em rede, além da estrutura necessária para que a escola receba equipamentos como o XO (cabeamento, tomadas de eletricidade e preparo dos professores) também foram apontados como indispensáveis. ) Acho que é por este caminho mesmo...
Matéria completa:
http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_207956.shtml

5 Comments:

Blogger vanessacezariom said...

Concordo plenamente com a Cláudia quando ela diz que é necessário, para implantação de computador na sala de aula, mudança na aconcepção de ensino. Pois muito tem se discutido sobre investimentos para tal projeto mas pouco tem se falado em mudar a proposta de ensino para execussão do mesmo. Acredito q muito mais importante q investimentos, são as mudanças na concepção de ensino, pois naum adianta nada levar o computador para sala de aula e naum elaborar propostas e planejamentos q tornem o seu uso eficaz.

8:37 PM  
Blogger Márcia said...

Acredito que o texto é bastante interessante, mesmo porque traz para discussão um ponto da educação que deve ser debatido, afim de melhor conhecê-lo e para se quebrar tabus, visto que este não deve ser carregado de preconceito. Mas considero a frase "...queremos começar valorizando o professor e dando recursos a ele..." utópica, pois os professores necessitam de cursos e especializações e estes não os são oferecidos, falta também a estrutura necessária e a própria conscientização dos alunos quanto ao uso do computador. Este é sim um bom caminho, mas deve deixar a utopia e acontecer de forma real e para todos.

3:02 PM  
Blogger neza said...

Como a colega Claúdia já disse a intenção é muito boa, mas a maior preocupação é como vai ser usado nas escolas. As escolas precisam ser primeiramente equipadas para implantar o XO, também não podemos esquecer dos profissionais que irão precisar de apoio para manusear e ensinar seus alunos a utilizar corretamente o aparelho. O projeto de um computador por aluno não vai resolver o problema de déficit, mas pode provocar nos alunos um grande interesse de se manter na escola.

8:47 AM  
Blogger Karine Fernandes said...

Concordo com a posição da Cláudia, quando diz ser um texto muito interessante, uma vez que aborda a possibilidade da inclusão digital por meio da distribuição de laptops nas escolas. Porém chama a atenção para que não basta a tecnologia, mas uma mudança na concepção de ensino, o que nos leva a pensar sobre a nossa prática.
Algo que muito me animou na reportagem, é que os pesquisadores responsáveis pelo projeto de inclusão apostam na sua implantação por reconhecerem e acreditarem no potencial do Brasil, em nível de conhecimento, para desenvolverem experiências com o XO, enquanto muitos desvalorizam a nossa capacidade de criatividade.
Portanto cabe a nós, futuras pedagogas, fazermos jus a esta confiança, promovendo aprendizagens enriquecedoras tendo como recurso o computador.

10:49 AM  
Blogger Bernadete Vieira said...

O texto de Débora Didonê retrata a necessidade e as providências que o poder público vem tendo para incluir o uso do computador na escola, sua importância na vida do aluno e profissionais da educação.
Esta nova ferramenta de trabalho ainda pouco conhecida no ambiente escolar, poderá auxiliar alunos e professores na interação com a turma através de bate-papo, trocas e produções de textos, fontes de pesquisas e outros recursos presentes nesta máquina, mas que, ainda pouco disponível para os estudantes.
Acredito que a iniciativa do Governo Federal de implantar o Laptop XO nas escolas públicas, como suporte na qualidade do ensino e inclusão digital é válido uma vez que, o uso da informática esta cada vez mais presente em nossa vida. Cabe assim as instituições de ensino e seus profissionais terem claramente em suas práticas a concepção de ensino, a função da escola e a formação do educador, como relata o professor Cavallo.

3:07 PM  

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