Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.10.06

Um olhar pedagógico sobre o termo "convergência de mídia"

Nos dias atuais muito se tem falado e estudado sobre a "convergência de mídias". E o que isso significa? Qual a importância do seu conceito para o professor?
Dois autores podem servir de base nesta postagem para levar ao desejo de aprofundar e conhecer mais sobre o assunto:
SQUIRRA, Sebastião Carlos de Morais. A convergência tecnológica. Revista FAMECOS - Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, Ano 5, n. 27. p. 79 - 85, ago./ nov. 2005.
SIROTSKY, Nelson. Convergência da mídia e o futuro dos veículos. Revista da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Ano 12, v. 13, n. 1. p. 36 - 46, jan./fev. 2006.
O conceito de convergência tem sido usado com frequência no meio tecnológico, como mostra SQUIRRA (2005),
Este termo - originário e típico da área da matemática - foi em certo momento importado por alguns cientistas sociais e usado como demonstração de certo "iluminismo" teórico para justificar alguns fenômenos que sinalizavam que, de fato, a vida em sociedade mudava e o que se precisava focalizar eram as confluências tecnológicas que então surgiam a todo galope. a convergência tecnológica deve ser entendida como a chegada de um vasto cenário de instrumentos sobretudo digitais que desempenham - ou podem desempenhar - funções técnicas assemelhadas ou complementares. (SQUIRRA, 2005, p. 79)
O que se observa é que as barreiras ao uso da tecnologia surgem antes de tudo no vocabulário que é tão diverso e voltado para as aplicabilidades, porém com um olhar mais detalhado, vê-se que diversos autores já falaram sobre esse mesmo assunto - convergência da mídia - utilizando outra nomenclatura.
Os autores enfatizam que os avanços da tecnologia não prejudicam os meios de comunicação já existentes e sim exige deles alguns desafios como: adaptação aos novos meios, conquis