Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.10.06

Alfabetização tecnológica

Em uma entrevista com a revista Conect as autoras do livro Alfabetização Tecnológica do Professor(SAMPAIO,Marisa; LEITE, Lígia), responderam algumas perguntas a respeito das tecnológias na educação. Achei interessante sobre o que elas falaram da alfabetização tecnológica do professor. Se possivel vejam no site:http://www.revistaconecta.com/destaque/ligia_marisa.htm#topo
Conect@ - Por que o professor deve ser tecnologicamente alfabetizado e o que isso significa?
Ligia - Já comentamos um pouco este aspecto... Esta necessidade atual se dá devido ao fato de precisarmos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca. A sociedade hoje é tecnológica, e a escola não pode ignorar este fato. Por isso ele precisa conhecer como as tecnologias funcionam e para que servem, pois assim pode identificar e definir o seu potencial pedagógico e finalmente integrar a tecnologia ao processo pedagógico.
"...precisamos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca".
Assim, o professor pode desenvolver a habilidade de usar o computador e outras tecnologias combinadas com uma variedade de estratégias de ensino/aprendizagem de modo a enriquecer a aprendizagem dos alunos. Essa é também a opinião dos autores do livro Teachers discovering Computers, Shelly, Cashman e Gunter, quando dizem que o professor está se alfabetizando tecnologicamente.
o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização
Marisa - Penso que o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação estão relacionados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversidade e não com homogeneização. A lógica neoliberal do mercado, que é intrinsecamente excludente, e já dominou a tecnologia, a usa para atingir seu objetivo de continuar dominando e mantendo os níveis de lucro e diferenças sociais que temos hoje.
A escola, especialmente a pública, tem o papel de garantir que a cultura, a ciência e a técnica não sejam propriedade exclusiva das classes dominantes. O papel da escola é desmistificar a linguagem tecnológica e iniciar seus alunos no domínio do manuseio, interpretação, criação e recriação dessa linguagem, democratizando-a.

Dicas de bibliografias indicadas pelas autoras:
A Educação a Distância capacitando professores: Em busca de novos espaços para a aprendizagem (Lígia Silva Leite e Christina Marília Teixeira da Silva)
A sociedade conectada: caminhos para a formação de professores (Christina Marília Teixeira da Silva e Lígia Silva Leite)
Aprender = Colaborar + Interagir (Lígia Silva Leite)
Construindo recursos eletrônicos de aprendizagem: uma experiência bem sucedida (Ligia Silva Leite)
Educação a Distância: o desafio continua (Lígia Silva Leite)

1 Comments:

Blogger Simão Pedro said...

Bárbara

penso que não passe pela cabeça das pessoas que essa alfabetização aconteça da noite para o dia. Afinal, estamos falando de educação, de formação.
Mas também não podemos ficar esperando que um dia ela aconteça. Temos que fazê-la.
A habilidade aos professores já está sendo exigida. Na medida em que as escolas incorporam os computadores, na medida em que ali estão alunos que lidam com essas tecnologias com a maior intimidade, entendo que está posta a condição de exigir-se ao professor que adote o uso das tecnologias. Se isso é o pré-requisito para a alfabetização digital dos professores, então já é hora dela.

8:03 PM  

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