Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

1.5.07

Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

Atualmente estamos enfrentando uma grande mudança de paradigmas educacionais no âmbito tecnológico, alunos não suportam mais aulas expositivas em que o professor é o centro das atenções. As escolas adotam Novas Tecnologias, porém, continuam fazendo o de sempre - ilustrando conteúdos.

Segundo o autor José Manuel Moran, as tecnologias já é realidade no cotidiano do estudante e do professor, no entanto, a escola deverá repensar e redefinir seu papel na sociedade e no processo de ensino aprendizagem. O primeiro espaço é de uma sala de aula equipada com atividades diversificadas, integradas ao domínio técnico-pedagógico do professor.

Uma boa infra-estrutura torna-se cada vez mais necessária, um projetor multimídia com acesso a internet permite que professores e alunos mostrem simulações virtuais. Além disso, vídeos, jogos, matérias em CD, DVD e páginas da WEB ao vivo servem como apoio didático e metodológico. Em função dessas novas ferramentas, o educador deverá questionar, tencionar e provocar o nível de compreensão existente dos educandos.

Dessa forma, coloca-se como desafio a flexibilidade do currículo e a capacitação dos professores frente as novas mudanças digitais. Dado que a tecnologia proporciona um fácil acesso dos estudantes aos materiais previamente preparados pelos professores, o papel do professor passará a ser mais o de um mentor ou animador do aprendizado e não apenas a fonte dos conhecimentos. O acesso dos estudantes à informação fará que a orientação e a evolução passem a ser processos mais positivos e próximos graças ao uso eficiente dessas tecnologias.

1 Comments:

Blogger Daninha said...

Cristiane, me chamou atenção na matéria que você postou foi a frase: planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo de presença física na sala de aula, como nós ainda estamos educando no século passado, o olhar do aluno todo o tempo no professor, com ele controlando se ele esta mesmo me ouvindo, me lembrou Edgar Morin, quando ele pergunta o que meu aluno esta pensando enquanto ouve a minha aula, com o planejamento e a flexibilização do tempo escolar, meu aluno pode estar fazendo muitas coisas e estudando ao mesmo tempo, assistindo um tele-aula, conversando com os amigos...infelizmente como nós professores ainda estamos educando para o próximo século com recursos e métodos do século passado acho difícil nos darmos conta desta flexibilização sem piorar ainda mais a qualidade do ensino ministrado nas escolas.

8:43 PM  

Postar um comentário

<< Home