Educação a Distância: a experiência do LED (Laboratório de Educação a Distância)
O texto se propõe a apresentar a experiência do LED (Laboratório de Educação à Distância) e inicia-se fazendo uma reflexão sobre a história da educação à distância no Brasil, referindo-se a ela como um modelo pedagógico adaptado do formato do livro, tendo seu conteúdo fragmentado e baseado no modelo tradicional e atribui a estes a culpa pelo não sucesso desta modalidade.
O LED foi criado em 1995 pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Este curso teve como principal preocupação a necessidade de aproximação entre professor-aluno e vice-versa.
O LED pauta seus modelos pedagógicos em acões contrutivas.
Citação: "... O ponto fundamental destes modelos é construir conhecimentos e não apenas transmiti-los. ..."
É visto na Educação à Distância que há um grande número de desistência durante o curso, já no LED o indíce de conclusão é superior a 90%.
O curso do LED prioriza a interatividade garantida através de Workshops presenciais, vídeos conferência interativa com áudio e vídeo e dados em tempo real, é também exigido ao professor que responda a todos e-mails garantindo assim o retormo por parte do mesmo.
É importante ressaltar que o LED é composto por uma equipe multidisciplinar.
Citação: "...Essa característica multidisciplinar de equipe é importante para atingir um modelo que contemple todas as atividades. ..."
Considero o LED como um exemplo a ser seguido de educação com responsabilidade, não só para agregar a tecnologia à educação, junção esta dada pela educação-tecnologia que é bastante válida. Vê-se a seriedade e preocupação realmente com o processo ensino-aprendizagem e não apenas como o "status" que a tecnologia oferece. Acredito que este seja um caminho seguro que deve ser trilhado por mais escolas e universdades.
A reportagem referência você encontra no link abaixo:
http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info04.htm
O LED foi criado em 1995 pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Este curso teve como principal preocupação a necessidade de aproximação entre professor-aluno e vice-versa.
O LED pauta seus modelos pedagógicos em acões contrutivas.
Citação: "... O ponto fundamental destes modelos é construir conhecimentos e não apenas transmiti-los. ..."
É visto na Educação à Distância que há um grande número de desistência durante o curso, já no LED o indíce de conclusão é superior a 90%.
O curso do LED prioriza a interatividade garantida através de Workshops presenciais, vídeos conferência interativa com áudio e vídeo e dados em tempo real, é também exigido ao professor que responda a todos e-mails garantindo assim o retormo por parte do mesmo.
É importante ressaltar que o LED é composto por uma equipe multidisciplinar.
Citação: "...Essa característica multidisciplinar de equipe é importante para atingir um modelo que contemple todas as atividades. ..."
Considero o LED como um exemplo a ser seguido de educação com responsabilidade, não só para agregar a tecnologia à educação, junção esta dada pela educação-tecnologia que é bastante válida. Vê-se a seriedade e preocupação realmente com o processo ensino-aprendizagem e não apenas como o "status" que a tecnologia oferece. Acredito que este seja um caminho seguro que deve ser trilhado por mais escolas e universdades.
A reportagem referência você encontra no link abaixo:
http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/info04.htm
2 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
Acredito que o sucesso do LED(Laboratório de Educação à Distância) se deva ao feedback proporcionado pelo professor aos alunos, ao ler os e-mails enviados pelos mesmos.Prática que, na minha opinião, se torna bastante eficaz no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas, bem como no conbate à evasão, principal causa do fracasso de cursos`a distância.O LED é um exemplo a ser seguido, pois poderá contribuir para o acesso à informações tão necessárias para a construção do conhecimento de alunos da nova realidade educacional.
Postar um comentário
<< Home