Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

30.4.07

A Escola do Futuro

Precisamos olhar o mundo de hoje
com os olhos do mundo de amanhã,
e não com os olhos do mundo de
ontem. (LEVI, 2001).

O Artigo “A Escola de Maria”, publicado por Jaime Balbino, no dia 16/03/07, conta a rotina de uma professora, Maria, que já está incluída no mundo digital, ela conhece e utiliza várias das novas tecnologias implementadas pelo Governo em sua sala de aula. O artigo destaca alguns projetos que estão sendo colocados em prática agora, são projetos pilotos ainda, como o Projeto UCA (Um Computador Por Aluno), a TV Digital Aberta e outros.

A Escola de Maria é uma visão do futuro diante do crescimento das novas tecnologias. Pesquisas mostram que os projetos pilotos estão dando resultados nas escolas, o índice de evasão diminuiu, os alunos estão tendo mais interesse em ir à escola, sabendo que não vão assistir aulas tradicionais, onde o professor fala e os alunos copiam, e a escola também proporciona aos alunos uma educação voltada para a realidade de cada um, buscando inseri-los no mundo digital, dando a oportunidade de conhecer, mesmo aqueles que não têm condições de ter um computador em casa. Os projetos são uma forma de estar em constante comunicação com os alunos.

Muitos professores têm resistência a aceitar as novas tecnologias por achar que irá perder o seu lugar, por não acreditar que dará certo ou por acomodação talvez, mas para a educação ser de qualidade, como dizia Paulo Freire “deve-se educar com as ferramentas de seu tempo”, e as tecnologias estão aí, fazendo parte do cotidiano de todas as pessoas, e cabe ao professor trazer isso para dentro da sala de aula, para tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos, onde eles terão que construir seus conhecimentos tendo participação ativa no processo ensino-aprendizagem.
Gizele Corsino Saviotte

7 Comments:

Blogger Luciana Maia said...

Giza, adorei a matéria que você escolheu. Fiquei imaginando quando essas "Marias" farão parte da nossa realidade escolar e como a evolução científica e moral poderão caminhar juntas.
Vale a pena ler...
já conseguimos ver um caminho possível... Deus queira que não seja muito distante. beijocas da Lulu...

5:05 PM  
Blogger Drika said...

A reportagem é muito interessante,uma vez que estamos necessitando rever tantas coisas no âmbito educacional,e uma delas é a realidade apontada nessa reportagem.
Dri

6:06 PM  
Blogger valeviverbem said...

Quando a escola juntamente com os professores, oferece aos alunos aulas mais significativas que façam parte de sua realidade, o processo ensino-aprendizagem fica mais gratificante. Em nossa atualidade fazer a inclusão dos alunos no mundo digital tem que fazer parte do nosso planejamento enquanto educadoras. Achei que a reportagem contribui bastante para nossa formação.Valéria

2:57 PM  
Blogger Daninha said...

Que sonho hein! Espero que ele possa se tornar realidade ainda neste século! Talvez meu olhar ainda esteja um pouco pessimista, mas entre as leis que estão sendo implementadas, as políticas públicas de inclusão digital e os projetos que existem e a realidade brasileira ainda existem muitas pontes a serem construídas. Muitos paradigmas precisam ser mudados e algumas providências no âmbito econômico, social, político e educacional. Acredito mesmo em posturas éticas por parte dos gestores, dos professores... já conseguimos perceber que novas tecnologias não é só computador na sala de aula, é fazer pedagógico, é criar links com a realidade do aluno e todas estas formas de perceber educação precisa de uma professora formada para a educação em um novo século, uma ciberprofessora, ou quem sabe uma “professora maluquinha”.

7:51 PM  
Blogger Lilian said...

Gostei da história, me fez pensar que no contexto que passa a vida de Maria poderia, por exemplo, ser: a sociedade, a escola, as tecnologias do “dorminhoco” da historinha do meu Post teria encontrado ao acordar de seu longo sono. Embora, a realidade retratada no artigo “Escola de Maria” seja bem diferente da realidade que a maioria dos educadores vivenciam hoje, numa leitura superficial, despertou em mim um pensamento de perda de tempo, ilusões, só mais uma história ilustrativa do “ideal” de sociedade, mundo, de alguns. Mas também, numa leitura mais lenta me permitiu viajar na história, viver no lugar daquela professora, imaginar como seria bom ter uma educação com “tudo que temos direito”.Bom, pelo menos em relação a tecnologia...

8:52 PM  
Blogger Ana Paula said...

Adorei a matéria e a escolhir por está diretamente ligada ao meu post que trata justamente da questão da escola do futuro. Parece até que é uma resposta à reportagem escolhida por mim.
Acredito que muitas barreiras ainda precisam ser vencidas para o alcance da "Escola de Maria", mas através da conscientização de todos, principalmente do governo, do ministério, de gestores e educadores poderemos começar a atender às demandas da nova tendêcia educacional.

9:49 PM  
Blogger Simone said...

A escola de Maria é simplemente fantástica, no entanto a considero tão, mais tão longe da nossa realidade. Creio que a tecnologia consiga nos oferecer todos esse aparatos em um tempo nao muito distante, mas daí a educação conseguir acompanhar o mesmo ritmo e se utilizar deste para uma educação de extrema qualidade como sugere o texto, (digo o mesmo que a Dani " ...ainda existem muitas pontes a serem construídas". Mas para que essa mudança aconteça, TAMBÉM depende de nós.

11:47 AM  

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