Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

1.5.07

Como utilizar as tecnologias na escola

Encontrei um site muito bacana http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm com diversos textos, artigos e entrevistas que debatem o tema da tecnologia atrelada à educação...

Escolhí um texto que fala sobre "Como utilizar as tecnologias na escola" escrito por José Manuel Moran, Especialista em inovações na educação.

O autor fala sobre o uso de algumas tecnologias no ambiente escolar, seus pontos positivos e negativos, e o papel do professor frente a essas possibilidades.

Moran, começa o texto falando sobre o uso das tecnologias para organizar a informação: nos alerta sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a posssibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu.

"Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "

Num segundo momento, o autor discute sobre as tecnologias para ajudar na psquis , e trata de ferramnetas muito interessantes como a Webquest, e nos faz pensar sobre a maneira que trabalhamos a pesquisa com nossos alunos; se estão sendo orientados, se estão aprendendo e qual a qualidade desse aprendizado.

"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "

A última parte do texto se refere as Tecnologias para comunicação e publicação, onde o autor fala sobre o uso de: blogs, fotologs, videologs e weblogs e também sobre o uso do PodCast.

"A escola, com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados por terceiros, positiva e negativamente. (...) A escola sai do seu casulo, do seu mundinho e se torna uma instituição onde a comunidade pode aprender contínua e flexivelmente. (...) Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental."

O texto é bem abrangente e tem uma linguagem muito simples. Vale a pena conferir!!!!
Beijocas para todos !!!! Luciana Maia.



2 Comments:

Blogger Luciana Andrade said...

O uso das novas tecnologias no âmbito educacional é bastante crescente nos dias de hoje, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular.O computador nos fornece uma série de informações,e que precisam de um direcionamento do professor para tranformar-se em conhecimento.
Daí a importância do professor despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.
As redes eletrônicas muito contribuem para um novo espaço de aprendizagem, baseado na cooperação, na socialização e na aquisição de novos conhecimentos para o educador e para o educando.

2:15 AM  
Blogger Tatiane said...

A leitura desse artigo é envolvente por contribuir, de maneira organizada, com questões relevantes quando o assunto em debate é o uso das novas tecnologias na escola.
O vasto volume de informações e ferramentas disponíveis na internet exige do professor um trabalho bem planejado, orientado e permanentemente acompanhado, para o alcance de resultados verdadeiramente significativos em termos de aprendizagem.
Outro aspecto interessante do texto é a exposição de dicas práticas para o trabalho do professor, como, por exemplo, os questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede.
Vale mesmo à pena visitar o site.

1:29 PM  

Postar um comentário

<< Home