Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.5.07

PGM 1 - Tecnologia na Escola: Formação de Educadores na Ação

PGM 1 - Tecnologia na escola: formação de educadores na ação

O texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida trata da importância do processo aprendizagem, ela destaca que tanto a formação inicial como à continuada são distante da prática não sendo relacionada com a teoria. A formação do educador é necessária para que ele seja um agente de mudança de sua prática como formador.
Segunda ela a formação do educador precisa ser refletida para uma maior aproximação da realidade. É nesse contexto que a tecnologia deve ser introduzida, é necessária uma formação num processo continuo de construção para todos os envolvidos na formação do aluno. O professor vai buscar na tecnologia meios práticos para desenvolver seus conhecimentos teóricos interagindo com outros educadores e alunos da instituição para alcançar o sucesso. Ele não deve achar que vai encontrar tudo pronto é preciso fazer mudanças necessárias para uma construção do conhecimento.
A introdução do computador parte do pressuposto de uma formação de educadores para um melhor aproveitamento dos meios tecnológicos utilizados, o computador na escola vai acontecer de forma gradativa conquistando seu espaço à medida que os educadores e alunos trabalham juntos para a transformação partindo da realidade da instituição. É em equipe que o professor poderá melhor solucionar os problemas encontrados, equipe essa que trabalhe para o bem comum.

O texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida trata da importância do processo aprendizagem, ela destaca que tanto a formação inicial como à continuada são distante da prática não sendo relacionada com a teoria. A formação do educador é necessária para que ele seja um agente de mudança de sua prática como formador.
Segunda ela a formação do educador precisa ser refletida para uma maior aproximação da realidade. É nesse contexto que a tecnologia deve ser introduzida, é necessária uma formação num processo continuo de construção para todos os envolvidos na formação do aluno. O professor vai buscar na tecnologia meios práticos para desenvolver seus conhecimentos teóricos interagindo com outros educadores e alunos da instituição para alcançar o sucesso. Ele não deve achar que vai encontrar tudo pronto é preciso fazer mudanças necessárias para uma construção do conhecimento.
A introdução do computador parte do pressuposto de uma formação de educadores para um melhor aproveitamento dos meios tecnológicos utilizados, o computador na escola vai acontecer de forma gradativa conquistando seu espaço à medida que os educadores e alunos trabalham juntos para a transformação partindo da realidade da instituição. É em equipe que o professor poderá melhor solucionar os problemas encontrados, equipe essa que trabalhe para o bem comum.

1 Comments:

Blogger Bernadete Vieira said...

De acordo com a autora, a formação continuada dos professores deve ser pautada na relação teoria e prática, o educador deve em todo momentoser um agente de mudança de sua prática para busar alcançar os objetivos de sua intencionalidade educacional. A interação formador x formando nos cursos de capacitação propoicia a troca de experiências contribuindo assim para uma maior integração entre eles.
Acredito ser de responsabiidade e compromisso do educador inovar sempre seu "fazer pedagógico" procurando atender as necessidade educacionais presentes no ambiente escolar e buscar através da formação continuada, ampliar seus conhecimentos à cerca de tecnologias e metodoogias inovadoras que contribuem na qualidade do ensino.

11:45 AM  

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