Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

Sala de aula um computador por criança

Um computador por criança

Segundo Áurea Lopes, em artigo publicado à revista Nova Escola, tão próximo será possível massificar o uso do computador na educação do mundo inteiro.
Pois, está em andamento um notebook de baixo custo, desenvolvido e aperfeiçoado pela OLPC. Ele será um equipamento de uso exclusivo dos estudantes. Cada um em especial, das camadas sociais mais pobres deve ter um na sala de aula ou em casa.
É mister a preocupação do governo em “unir” o computador ao processo de ensino aprendizagem. Porém, não só os alunos, mas todos os profissionais da educação devem estar “preparados” para efetivação dessa realidade.
Uma vez que o governo vem oferecer a ferramenta, cabe a nós, permitir que essa tecnologia venha acompanhada de uma visão pedagógica e de uma formação dos professores quanto a utilizá-la de forma produtiva. Para que enfim possa ser alcançado o objetivo de transformar tecnologia em aprendizado na sala de aula. Link para visualizar a reportagem: http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_204398.shtml

2 Comments:

Blogger wedila said...

De fato é serio a colocação da Terezinha com relação à preparação dos professores para que esta realidade que já vem acontecendo possa ser levada a serio. É importante que os professores e os demais profissionais da educação recebam, com bastante antecedência, uma formação específica das possibilidades de usar as tecnologias na educação. Isso para que eles não fiquem perdidos e saibam utilizar os computadores de forma pedagógica para a concretização dos objetivos a serem alcançados na transformação da educação; para uma educação séria e de qualidade para os estudantes.

1:13 AM  
Blogger danizinha said...

Também concordo como que foi falado pela Terezinha e pela Wédila, porém ainda tehno minhas dúvidas não só pela capacitação dos professores mas também pela realização deste projeto, pois acredito que algumas escolas ainda não estão preparadas para esse salto. Acredito que a escola deveria passar por uma "reforma" antes de ser colocado um computador pra cada aluno.

2:58 PM  

Postar um comentário

<< Home