Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

As visões céticas e otimistas da Informática na Educação

Em 1996, Herbert Kohl escreveu "os computadores permitem que cada sala de aula se torne um centro de comunicação, uma casa de edição, um centro de arte multimídia e um centro de pesquisas". Passados onze anos, ninguém mais duvida que o computador tenha se tornardo uma ferramenta importante para a educação. este por sua vez, encurta distâncias, derruba muros e aproxima as pessoas.Com isso,permiti-nos expressar do nosso jeito de ser e de pensar dentro de um ambiente sem fronteirase sem censuras e é capaz de transformar o relacionamento entre pessoas e grupos.
Segundo o texto que me refiro, de Luis Antonio de Morais, a visão cética em relação à informática na educação, retrata a precária condição financeira de algumas escolas que já possuem pouco para oferecerem aos seus alunos, sendo o uso do computador como ferramenta pedagógica algo muito distante da realidade em que estão inseridos. Quanto a essa questão o autor ainda indaga " o fato é que se essas escolas não se modernizarem, acentuarão o hiato existente entre a idade dos métodos de ensino e a idade de seus alunos".
As escolas na verdade, devem adotar as novas tecnologias em educação como novas possibilidades de aprendizagem, pois este ambiente deixou de ser o único lugar onde os alunos buscam conhecimento. Na era da internet, os alunos levam para a sala de aula informações e curiosidades que pesquisam nos computadores e esta, pode ser considerada a visão otimista e positiva desta ferramenta.
É preciso considerar que para este autor, torna-se importante que o ensino seja cada vez mais construcionista. O computador não substituíra o trabalho do professor, porém ele terá um novo papel: deixar finalmente de lado, a velha característica de ser um entregador de conhecimentos, passando a ser o arquiteto das atividades que o aluno fará para buscar esses conhecimentos. É tarefa do professor estimular a pesquisa e o espírito crítico de seus alunos.

A reflexão acima baseia-se no texto de Luis antonio de Morais, que está disponível em http://www.gold.br.inter.net/luisinfo/infoeduc.html

Marcadores: