Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

Sua escola na onda — e nos bits — do podcast

Na reportagem de março de 2005, na Revista Nova Escola, Maria Cláudia Baima discute como o podcast, um termo já conhecido pelos jovens ligados à Internet, que pode ser uma ferramenta didática, onde os alunos e professores podem divulgar os conhecimentos produzidos na escola.
O podcast é uma tecnologia de distribuição de áudio pela rede que pode ser implantado nas escolas com facilidade, pois seu processo de criação e uso requer pouco material. Porém é necessária vontade e criatividade da escola e dos professores, para explorar as potencialidades de se trabalhar com o podcast, como um recurso educacional. Dessa forma, seu uso pode resultar em programas de rádio personalizados, gravado em arquivos do tipo mp3 e veiculados pela Internet, possibilitando que se ouça o conteúdo gravado a qualquer momento.
É interessante citar que, após o uso do podcast na educação, percebeu-se uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos, uma vez que a exemplo do Colégio Imaculada Conceição, na Cidade de Leopoldina(MG), criou-se programas ligados a conteúdos curriculares, usando como meio uma rádio que veiculava entrevistas, agenda, poesia e outras notícias no horário do recreio, e que disponibilizada na Internet facilitava o acesso dos pais, quando os mesmos disponibilizavam de tempo.
Portanto considero ser uma necessidade da escola, trabalhar com ferramentas que criem um ambiente estimulador da aprendizagem, sendo o podcast uma alternativa, pois a tecnologia da informação faz parte do cotidiano do aluno, ou seja, é algo que lhe interessa, assim deve ser transposto para o meio educacional, tornando a aprendizagem prazerosa e com certeza mais participativa. Porém a sua utilização requer a definição de objetivos e uma coordenação para que não se perca o sentido didático.

http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_206375.shtml

1 Comments:

Blogger Rita de Cácia said...

O Podcast surge como motivação para o aluno. A tecnologia avança rápido e o novo é sempre estimulador para as pessoas que desejam aprender mais e estar antenadas com a realidade. Através do exemplo do Colégio citado é possível notar a possibilidade de interação da escola com os pais. é uma forma de ligação entre escola e comunidade.

7:05 PM  

Postar um comentário

<< Home