Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

Escolas rumo ao mundo digital.

Reflexão sobre o artigo Tecnologia ao alcance de todos , da revista Nova Escola, onde a autora Débora Menezes relata algumas experiências de escolas rumo a inclusão digital.
De acordo com os dados do ministério da Educação apenas 11% das escolas públicas possuem laboratório de informática, mas não demorará muito para tomarem toda a rede de ensino, e isso convida os professores a repensarem suas práticas. A tecnologia so fará diferença para a educação quando os educadores revisarem os métodos de ensino e suas práticas educativas, usando o computador como ferramenta pedagógica. Não adianta os educadores acharem que ainda é uma prática distante, pois os alunos podem não usar o computador na escola, mas usam em lanhouses, em casa e outros locais.
Cabe aos educadores estarem enserindo os alunos no mundo digital, dar sentido ao uso da tecnologia e gerenciar as situações e oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo uso do computador.
Ao longo desta reportagem Dédora Menezes cita várias experiências de escolas que fazem usos criativos e proveitosos das tecnologias, que vão desde jogos, produção de textos, pesquisas em sites, programas de rádios e até construção de softwares.
Contudo só há ganhos na aprendizagem dos alunos se os educadores assumem o papel de mediador, acompanham e estimulam a busca do conhecimento.
Fica clara a idéia que nos educadores temos que incarar esse desafio sem ficarmos constrangidos diante dos alunos, por sabermos tanto quanto eles, o importante é promover essa interação e a inclusão dos mesmos no mundo digital;o que eles precisam é de um mediador para auxiliá-los.
A escola não pode de maneira nenhuma se isentar dessa marcha rumo ao mundo digital estando sempre em sincrônia com os recursos que a tecnologia pode nos proporcionar.

5 Comments:

Blogger Simone said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:10 PM  
Blogger Simone said...

O fato do computador chegar na escola para todos, não significa que ele sera bem utilizado. É preciso se investir na formação e capacitação dos educadores. E este merece atençao especial, pois será que nós pedagogas formadas nesse século, vivenciando todas essas mudanças estamos preparadas para assumir esse papel de mediadora utilizando o computador para a construção do conhecimento?

2:17 PM  
Blogger Rita de Cácia said...

A tecnologia está aí. Não há como negar. A tendência é que ela avance cada vez mais tomando um espaço maior na escola. O professor precisa se conscientizar desta realidade e incluir em seus planejamentos, o uso do laboratório de informática. Quando negamos os recursos oferecidos pela informática nos planejamentos de aula deixamos de oferecer um ensino rico para os alunos. tudo isso culmina no desinteresse pelas aulas e compromete a aprendizagem dos conteúdos.

6:59 PM  
Blogger janaina said...

De fato a escola não pode fechar os olhos para a realidade, ou seja, para o mundo digital. Mas não basta apenas investir em laboratórios de informática, é necessário que os profissionais da educação estejam preparados para assumir esse novo papel frente ao uso do computador como ferramenta que facilita a aprendizagem dos alunos. Tal preparação não se dá apenas em cursos de formação, mas principalmente da constante conscientização de que hoje é necessária uma educação inovadora que invista na aprendizagem significativa e satisfatória para o aluno. Para isso, o professor pode e deve contar com as novas tecnologias que mais chamam a atenção de seus alunos, o computador.

5:50 AM  
Blogger taciana said...

É sempre importante destacar o papel do professor como mediador e articulador do processo de aprendizagem neste mundo de informações tecnológicas que vivemos, ele é parte essêncial da importância que a escola tem de oferecer conhecimentos que ampliem a visão de mundo de seus alunos.

11:34 AM  

Postar um comentário

<< Home