Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

EaD: integrar saberes e tecer redes

EaD: integrar saberes e tecer redes – Educação a Distância : Ambientes Virtuais e algumas possibilidades pedagógicas

Bom, a Educação a Distância e a formação do pedagogo foi o tema mais discutido esta semana, ao ler este artigo refleti nos apontamentos feito pela autora e vi questões que achei pertinente. Segundo ela existe uma diversidade de informações disponíveis na rede, mas e em termos de aprendizagem, ter acesso a informação é a mesma coisa que ter conhecimento?
Ela afirma que tanto a informação transmitida pelo professor como a encontrada na Internet não garantem que o aluno construa conhecimento, que as informações para serem interpretadas pelo aluno precisam ser trabalhadas em varias situações de aprendizagem, num processo de (re) construção do conhecimento.
E como fazer que isto aconteça na EaD sem que os recursos tecnológicos sirvam apenas para “entregar” informação ao aluno?
Ela cita as inúmeras ferramentas que existem lembrando que cada uma tem um fim, mas que é o professor que dá vida e dinamiza o recurso com o aluno, que vai ser ele que vai dar a elas um (re) significado.
A proposta do ensino a distância é clara, fica então o questionamento de como formar um professor que dê conta de conhecer estas ferramentas, utilizá-las de forma adequada com uma proposta pedagógica, e permitir aos seus alunos condições de ir além do simples “informar-se” para caminhar com segurança na aquisição do conhecimento.

http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/te/text3.htm

4 Comments:

Blogger Gabi said...

Ao ler essa reflexão considero necessária uma mudança neste aspecto. É importante que o professor se capacite cada vez mais, construindo conhecimentos sobre as técnicas computacionais, integrando o computador em sua prática pedagógica. Essa nova prática de ensino possibilitará a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordfagem integradora e voltada à resolução de problemas específicos de cada aluno. Finalmente, deve-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vivida durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir.

9:05 PM  
Blogger Luciana Andrade said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:35 AM  
Blogger Luciana Andrade said...

É extremamente importante uma formação continuada do professor para que ele atenda as reais necessidades de seus alunos e da intituição escolar em que se insere, uma vez que vivemos numa era globalizada e direcionada pelo uso do computador. O mesmo exige uma série de conhecimentos operacionais e intrucionais por parte do professor que fará dele um auxílio em suas aulas, visando o enriquecimento de seu trabalho pedagógico.
Ainda ressalto a importância do professor, pois ele é fundamental para direcionar todas as informações que o aluno recebe via internet e dos meios de comunicação em massa de uma forma geral, integrando de fato os saberes e todas as redes do conhecimento.

12:54 AM  
Blogger Simone said...

Não sei se o problema é com o meu pc, mas ao tentar abrir a página aparace estar dando erro.

11:55 AM  

Postar um comentário

<< Home