A importãncia da tecnologia na educação
A reflexão que faço é sobre o artigo de Divina Salvadora Silva que aborda a importância da tecnologia na educação.
A autora ao mencionar como estará a tecnologa daqui a 15 anos levanta questões a respeito do futuro da escola: Como as escolas se preparam para os próximos 15 anos? e como se preparam os professores? Algumas escolas possuem equipamentos de informática, mas poucas sabem utilizá-los bem. Esquanto tentam se preparar, novas tecnologias vão sendo criadas. O computador revoluciona e promove uma educação massificada, menos individualizada, pois promove a mesma oportunidade de acesso às informações, a todas as pessoas. Com o passar do tempo até os livros didáticos deverão se adequar interagindo com os novos recursos tecnológicos usados pela escola. O professor, embora seja "o mais valioso destes recursos", deve atuar como organizador de situações de aprendizagem. Deve mostrar ao aluno o objetivo do conhecimento adquirido. O profissional da educação precisa se perceber como parte do processo de aprendizagem e não como simplesmente transmissor de informações. Atualmente é possível perceber nas escolas, a resistência dos professores em utilizarem o computador como recurso pedagógico. Mitos ainda permeiam sobre a sala de informática. As futuras gerações de educadores foram criadas no "clima da tecnologia" e, durante a formação profissional recebem (ou deveriam receber) a preparação para lidar com a informática na escola. Então... seriam estes, os responsáveis pelo futuro da escola? e nós? nos sentimos preparadas para os desafios colocadas pelas mudanças na escola?
6 Comments:
Este texto traz importantes reflexões sobre como estará à tecnologia daqui a 15 anos no meio educacional, algo que nós educadoras nos questionamos a todo o momento.
O que considero como ponto principal e de muita relevância, é que mostra que ao contrário do que se pensa, o computador não substituirá o professor, somente exigirá novas práticas e posturas. Pois alguns educadores, muitas vezes, ignoram o uso da tecnologia, por medo de se tornarem supérfluos no futuro.
A reportagem vem a esclarecer e incentivar o uso da tecnologia, assegurando ao professor seu espaço. Assim, somando para que a escola faça proveito da sua inserção no processo ensino-aprendizagem.
Qualquer tipo de mudança requer reflexão para não cometer equívocos, mas me pergunto até quando a instituição escolar vai perceber a necessidade e a importância da interação das novas tecnologias na educação?
É tão difícil ou complexo de se reconhecer as mudanças que ocorrem fora da escola?
A instituição escolar precisa refletir sobre as necessidades do mundo e suas mudanças e reconhecer como um processo em que a escola deve compreender e acompanhar. Contudo o professor tem que buscar se informar sempre, se reciclar, pois os tempos mudaram e necessitamos estar atualizados para entender a nossa realidade. Os professores tem que ser preparados profissionalmente para atender a demanda das tecnologias sim, mas não quer dizer que aqueles que não tiveram esta formação serão excluídos; serão se caírem no "conformismo pedagógico".
As questões levantadas são quase as mesmas que costumo me fazer, “será que estou preparada para lidar com estas novas tecnologias? Procuro me informar, mas será o suficiente?” Bom, o primeiro passo acredito que já dei, pois sei que é importante e indispensável à mudança da escola, a forma como está a educação é quase impossível de continuar. A escola está perdendo o seu valor e nada mais justo que trazer a realidade, a necessidade dos alunos para dentro da escola, buscando um aprendizado de qualidade frente há seu tempo.
Bem, me chamou atenção quando nossa amiga afirmou que o professor seja o mais valioso desses recursos, e que o profissional da educação precisa se perceber como parte e não como simples transmissor de informações; acho que é a partir dessas duas afirmações que poderá começar acontecer de fato uma mudança de postura que culminará na nossa preparação para atuarmos e enfrentarmos as instituições de ensino daqui a 15 anos."Não devemos correr da tecnologia,mas sim corrermos para ela".
A escola atualmente precisa acompanhar todo o desenvolvimento tecnológico, e que traz uma série de inovações a todo momento.
A questão é: preparar os profissionais para lidar com o computador que possibilita um novo espaço de aprendizagem de modo a contribuir em seu trabalho pedagógico, e não simplesmente embarcar no famoso "chamariz mercadológico" utilizado por muitas escolas, inclusive particulares,para atrair seus "clientes".
Daí a importância de pensar a tecnologia nos próximos 15 anos....ela será de uso fundamental em nossas vidas, portanto penso que os profissionais da educação devem incorporá- las de forma significativa para contribuir sempre com o processo ensino-aprendizagem.
Essa é uma discussão que não se esgotará,uma vez que a escola tem sido tão desmotivadora para o aluno,e o professor ainda continua dando as mesmas aulas, da mesma forma,dando as costas para as mudanças tecnológicas ocoridas,as quais a escola deve integrar-se de forma participativa e efetiva.
O computador não substituirá o professor,mas o mesmo deve integrar o uso das NTCIs DE forma inteligente.A preparação ,ou a não para o uso das novas tecnologias dependerá da importância que cada profissional da educação dá a ela.Daqui à quinze anos têm alguns profissionais que infelizmente,talvez continuarão a pensar na educação da mesma maneira que pensam hoje.
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