Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.5.07

A importãncia da tecnologia na educação

A reflexão que faço é sobre o artigo de Divina Salvadora Silva que aborda a importância da tecnologia na educação.
A autora ao mencionar como estará a tecnologa daqui a 15 anos levanta questões a respeito do futuro da escola: Como as escolas se preparam para os próximos 15 anos? e como se preparam os professores? Algumas escolas possuem equipamentos de informática, mas poucas sabem utilizá-los bem. Esquanto tentam se preparar, novas tecnologias vão sendo criadas. O computador revoluciona e promove uma educação massificada, menos individualizada, pois promove a mesma oportunidade de acesso às informações, a todas as pessoas. Com o passar do tempo até os livros didáticos deverão se adequar interagindo com os novos recursos tecnológicos usados pela escola. O professor, embora seja "o mais valioso destes recursos", deve atuar como organizador de situações de aprendizagem. Deve mostrar ao aluno o objetivo do conhecimento adquirido. O profissional da educação precisa se perceber como parte do processo de aprendizagem e não como simplesmente transmissor de informações. Atualmente é possível perceber nas escolas, a resistência dos professores em utilizarem o computador como recurso pedagógico. Mitos ainda permeiam sobre a sala de informática. As futuras gerações de educadores foram criadas no "clima da tecnologia" e, durante a formação profissional recebem (ou deveriam receber) a preparação para lidar com a informática na escola. Então... seriam estes, os responsáveis pelo futuro da escola? e nós? nos sentimos preparadas para os desafios colocadas pelas mudanças na escola?

6 Comments:

Blogger Karine Fernandes said...

Este texto traz importantes reflexões sobre como estará à tecnologia daqui a 15 anos no meio educacional, algo que nós educadoras nos questionamos a todo o momento.
O que considero como ponto principal e de muita relevância, é que mostra que ao contrário do que se pensa, o computador não substituirá o professor, somente exigirá novas práticas e posturas. Pois alguns educadores, muitas vezes, ignoram o uso da tecnologia, por medo de se tornarem supérfluos no futuro.
A reportagem vem a esclarecer e incentivar o uso da tecnologia, assegurando ao professor seu espaço. Assim, somando para que a escola faça proveito da sua inserção no processo ensino-aprendizagem.

10:46 AM  
Blogger Patrícia Botelho said...

Qualquer tipo de mudança requer reflexão para não cometer equívocos, mas me pergunto até quando a instituição escolar vai perceber a necessidade e a importância da interação das novas tecnologias na educação?
É tão difícil ou complexo de se reconhecer as mudanças que ocorrem fora da escola?
A instituição escolar precisa refletir sobre as necessidades do mundo e suas mudanças e reconhecer como um processo em que a escola deve compreender e acompanhar. Contudo o professor tem que buscar se informar sempre, se reciclar, pois os tempos mudaram e necessitamos estar atualizados para entender a nossa realidade. Os professores tem que ser preparados profissionalmente para atender a demanda das tecnologias sim, mas não quer dizer que aqueles que não tiveram esta formação serão excluídos; serão se caírem no "conformismo pedagógico".

2:39 PM  
Blogger Gizele said...

As questões levantadas são quase as mesmas que costumo me fazer, “será que estou preparada para lidar com estas novas tecnologias? Procuro me informar, mas será o suficiente?” Bom, o primeiro passo acredito que já dei, pois sei que é importante e indispensável à mudança da escola, a forma como está a educação é quase impossível de continuar. A escola está perdendo o seu valor e nada mais justo que trazer a realidade, a necessidade dos alunos para dentro da escola, buscando um aprendizado de qualidade frente há seu tempo.

10:39 PM  
Blogger valeviverbem said...

Bem, me chamou atenção quando nossa amiga afirmou que o professor seja o mais valioso desses recursos, e que o profissional da educação precisa se perceber como parte e não como simples transmissor de informações; acho que é a partir dessas duas afirmações que poderá começar acontecer de fato uma mudança de postura que culminará na nossa preparação para atuarmos e enfrentarmos as instituições de ensino daqui a 15 anos."Não devemos correr da tecnologia,mas sim corrermos para ela".

1:12 AM  
Blogger Luciana Andrade said...

A escola atualmente precisa acompanhar todo o desenvolvimento tecnológico, e que traz uma série de inovações a todo momento.
A questão é: preparar os profissionais para lidar com o computador que possibilita um novo espaço de aprendizagem de modo a contribuir em seu trabalho pedagógico, e não simplesmente embarcar no famoso "chamariz mercadológico" utilizado por muitas escolas, inclusive particulares,para atrair seus "clientes".
Daí a importância de pensar a tecnologia nos próximos 15 anos....ela será de uso fundamental em nossas vidas, portanto penso que os profissionais da educação devem incorporá- las de forma significativa para contribuir sempre com o processo ensino-aprendizagem.

1:55 AM  
Blogger Drika said...

Essa é uma discussão que não se esgotará,uma vez que a escola tem sido tão desmotivadora para o aluno,e o professor ainda continua dando as mesmas aulas, da mesma forma,dando as costas para as mudanças tecnológicas ocoridas,as quais a escola deve integrar-se de forma participativa e efetiva.
O computador não substituirá o professor,mas o mesmo deve integrar o uso das NTCIs DE forma inteligente.A preparação ,ou a não para o uso das novas tecnologias dependerá da importância que cada profissional da educação dá a ela.Daqui à quinze anos têm alguns profissionais que infelizmente,talvez continuarão a pensar na educação da mesma maneira que pensam hoje.

11:34 PM  

Postar um comentário

<< Home