Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.5.07

A integração das tecnologias na educação

"IMAGINE QUE UM CIDADÃO TIVESSE DORMINDO UM SÉCULO E ACORDASSE AGORA. O mundo seria uma grande surpresa para ele. Aviões, Celulares, Arranha-céus. Ao entrar numa casa, ele não conseguiria entender o que é uma televisão. Ou um computador. Poderia se maravilhar com uma barra de chocolate. Escandalizar-se com os biquínis das moças. Perde-se num shopping center. Mas, quando se deparasse com uma escola, finalmente teria uma sensação de tranqüilidade. “Ah, isso eu conheço!”, pensaria, ao ver um professor com giz na mão à frente de vários alunos e cadernos abertos. “É igualzinho à escola que eu freqüentei.” (ÉPOCA, abr. 2007. p. 90.)

A citação acima pode até ser uma história ilustrativa, mas seu significado vai além, especialmente se comparado a reportagem de José Manuel Moran, que oferece aos leitores um “mix” de problemas e desafios enfrentados pela educação presencial ou on-line. A matéria é bem interessante, por que de forma bem clara e simples o autor apresenta um breve histórico da “chegada” e do uso das tecnologias na educação.
O texto aborda aspectos como exemplos de “aparatos tecnológicos” e suas influências na vida do homem, dificuldade por parte das escolas em aceitarem esses instrumetos, mas digo, dificuldade de utilizá-los dentro de uma dimensão pedagógica, uma vez que na área administrativa, faz “tempo” são usados.
Analisa também, os pontos negativos da educação presencial e à distância e as barreiras que essas vêm quebrando a fim de interligar o melhor que cada estilo pode oferecer.

Resistências dos docentes, administradores frustrados sob o não retorno dos investimentos feitos em equipamentos, bem como preocupação com a motivação e interação entre aluno x aluno, aluno x professor, aluno x aprendizagem, são também discutidos pelo autor.

Para conferir a reportagem é só seguir o link http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm. O layout da página não é muito atrativo, mas posso dizer que embora pequena, a reportagem muito tem a contribuir para aqueles que assim como eu acreditam que:

“As mudanças na educação dependem, mais do que
das novas tecnologias, de termos educadores,
gestores e alunos maduros, intelectual, emocional e
eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas,
abertas, que saibam motivar e dialogar; pessoas
com as quais valha a pena entrar em contato,
porque dele saímos enriquecidos."

Pode ser que nossa mudança de postura mude também o final da história: “Esse NÃO é a escola que freqüentei, tudo no mundo mudou...”.

1 Comments:

Blogger Rita de Cácia said...

Ao dar uma passada pelo artigo questiono-me sobre uma posição colocada pelo autor;"...estas tecnologias começam a afetar profundamente a educação." O avanço tecnológico provoca mudanças e as mudanças quase sempre trazem perdas e ganhos.Não seria o momento de mudar os paradigmas educacionais? a escola precisa alterar a forma convencional de ensino e tentar utilizar as mudanças tecnológicas a seu favor porque não há como negar a realidade... não é fácil. Transformar a realidade é bem mais complexo do que imaginamos. No entanto devemos comprar essa discussão pois faz parte da nossa área de atuação.

10:10 AM  

Postar um comentário

<< Home