As possibilidades das redes de aprendizagem
O artigo publicado por José Manuel Moran, especialista em avaliação de cursos superiores à distância, trata da utilização das novas tecnologias na educação, de recursos como blogs e flogs e do uso das redes eletrônicas na escola.
Inicialmente, são apontadas três etapas pelas quais as escolas têm passado para se apropriarem das novas tecnologias. “Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já se vinha fazendo, como o desempenho, a gestão [...] Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. [...] Na terceira, que começa atualmente, com o amadurecimento da sua implantação e o avanço da integração das tecnologias, as universidades e escolas repensam o seu projeto pedagógico [...]”.
Fato que tive a oportunidade de constatar, por meio de uma rápida pesquisa realizada no 5º período do curso de Pedagogia, em um laboratório de informática de uma escola da rede particular de ensino. Segundo relatos do coordenador pedagógico, os primeiros computadores adquiridos pela escola foram utilizados para serviços administrativos. Posteriormente, os alunos tiveram acesso às máquinas, mas somente à jogos e atividades desvinculadas da proposta geral de ensino. Só recentemente iniciou-se um maior empenho para elaboração de projetos interdisciplinares mediados pela tecnologia.
Moran destaca também as mudanças ocasionadas pela internet, na educação presencial e à distância. “Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado”. Já “[...] a EAD, continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal”.
Em um segundo momento, são apresentadas algumas características e aspectos relacionados à utilização de recursos que aliam publicação e interação, tais como os blogs e flogs.
Vale ressaltar que o uso dessas ferramentas tecnológicas enfatiza a aprendizagem do aluno ao permitir que esses pesquisem, produzam, divulguem suas produções e contribuam de forma cooperativa com as publicações de outras pessoas.
Por fim, destaca-se a ampliação das fronteiras da escola por meio do uso das redes eletrônicas, em que alunos, professores e a própria instituição, ao divulgarem projetos e pesquisas, contribuem compartilhando o conhecimento produzido e favorecendo as condições de acesso, atualização e aprendizagem.
“Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. [...] A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.”
Nesse sentido evidencia-se o importante papel dos professores, que deverão apresentar domínio técnico-pedagógico a fim de favorecer a utilização eficaz e significativa desses novos recursos.
Outros artigos e entrevistas de José Manuel Moran encontram-se disponíveis em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm
Fato que tive a oportunidade de constatar, por meio de uma rápida pesquisa realizada no 5º período do curso de Pedagogia, em um laboratório de informática de uma escola da rede particular de ensino. Segundo relatos do coordenador pedagógico, os primeiros computadores adquiridos pela escola foram utilizados para serviços administrativos. Posteriormente, os alunos tiveram acesso às máquinas, mas somente à jogos e atividades desvinculadas da proposta geral de ensino. Só recentemente iniciou-se um maior empenho para elaboração de projetos interdisciplinares mediados pela tecnologia.
Moran destaca também as mudanças ocasionadas pela internet, na educação presencial e à distância. “Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado”. Já “[...] a EAD, continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal”.
Em um segundo momento, são apresentadas algumas características e aspectos relacionados à utilização de recursos que aliam publicação e interação, tais como os blogs e flogs.
Vale ressaltar que o uso dessas ferramentas tecnológicas enfatiza a aprendizagem do aluno ao permitir que esses pesquisem, produzam, divulguem suas produções e contribuam de forma cooperativa com as publicações de outras pessoas.
Por fim, destaca-se a ampliação das fronteiras da escola por meio do uso das redes eletrônicas, em que alunos, professores e a própria instituição, ao divulgarem projetos e pesquisas, contribuem compartilhando o conhecimento produzido e favorecendo as condições de acesso, atualização e aprendizagem.
“Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. [...] A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.”
Nesse sentido evidencia-se o importante papel dos professores, que deverão apresentar domínio técnico-pedagógico a fim de favorecer a utilização eficaz e significativa desses novos recursos.
Outros artigos e entrevistas de José Manuel Moran encontram-se disponíveis em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm
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