Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.4.07

Encontrei esse artigo no site: http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?TemaID=NPL0205&id_versao=11218 e acredito ser esse um tema de suma importância para a Educação. "Computador: o melhor amigo dos alunos De algo estranho e quase intocável, o computador tornou-se num dos recursos educativos mais falados nas escolas do país. Em pouco menos de duas décadas, muita coisa mudou no domínio das TIC*, mas ainda há muitas escolas que têm o computador decorado com discretos panos de renda e ao abrigo das mãos perigosamente curiosas dos alunos.Quinze anos passados sobre os primeiros projetos de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, 70% das escolas do país, do 2.º ciclo ao Ensino Secundário, incluem as TIC no seu projeto educativo, e 40% dispõem mesmo de um site na Internet. Paralelamente, de 1998 para 2001, o raio de computadores por aluno desceu de 35 para 23.Os números, divulgados no relatório "As Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas: condições de equipamento e utilização", da responsabilidade do Departamento de Avaliação Prospectiva e Planejamento (DAPP), do Ministério da Educação, comprovam uma evolução francamente positiva neste domínio. Entre outros resultados, o estudo, efetuado entre Abril e Julho de 2000, conclui que 89% das escolas do 2.º ciclo em diante têm acesso à Internet. Ainda que a partilha dos computadores com este tipo de recursos seja limitada, os alunos são os principais utilizadores do computador nas escolas.Enquanto que a percentagem de professores que utilizam o computador na escola se fixa nos 25%, nos alunos esta varia entre 25% e 50%. Os números acabam por não ser surpreendentes se atendermos ao fato de, num outro inquérito realizado pelo DAPP junto dos professores (intitulado "As Tecnologias da Informação e Comunicação. Utilização pelos Professores"), se ter chegado à conclusão que só 20% dos docentes utilizam o computador na sala, apesar de a ele recorrerem frequentemente, em casa, para prepararem as aulas. Aliás, 49% dos inquiridos admitem que os alunos dominam melhor este equipamento do que eles próprios.Na verdade, e embora os estudos sobre a utilização das TIC pelos alunos que o DAPP está a ultimar ainda não estejam concluídos, não há dúvidas de que este é o terreno em que os estudantes se sentem mais à vontade. Nem sempre estando presente na sala de aula, mas mais nos centros de informática e bibliotecas, o computador é, sobretudo, utilizado para consulta e pesquisa de informação, num contexto de animação e ocupação dos tempos livres.Após nove anos de trabalho nesta área, o Nónio-Século XXI, que começou em 1996, dando continuidade ao MINERVA, criou 27 centros de competência distribuídos pelo País, com sede em universidades, escolas superiores de educação e centros de formação, para prestarem apoio aos projetos de utilização das TIC nas escolas e promoverem a formação de professores. Ao fim de três anos de trabalho, o Nónio avaliou uma parte dos projetos desenvolvidos, concluindo que, 66% tiveram uma atuação positiva, 20% foram executados na totalidade, em relação ao que estava planeado e 8% ultrapassaram a execução prevista.Mas nem tudo é cor-de-rosa no mundo das novas tecnologias. A existência de computadores nas unidades de ensino (29 por cada projeto, segundo dados do Nónio) não significa necessariamente a sua melhor utilização. Segundo o já referido estudo do DAPP, sobre a utilização das novas tecnologias pelos docentes, 94% dos professores queixam-se de falta de formação para o uso das TIC em contexto educativo. O relatório sublinha mesmo que a formação de professores nesta área é "uma autêntica urgência".De resto, como o EDUCARE.PT testemunhou, proliferam as escolas que têm à sua disposição computadores fechados numa sala, com acesso rígido, dispostos com organização e método num centro de recursos que ninguém utiliza, esteticamente decorados com o melhor pano de renda da escola, longe dos alunos, como peça preciosa que ao mais descuidado manuseio se pode avariar.O que apresentamos aqui são os projetos de sucesso, aqueles que surgiram da atitude voluntária de um grupo de professores, que se vão delineando no meio de inúmeros obstáculos burocráticos, mas que, enfim, fazem as delícias dos alunos de qualquer nível de ensino"
* Novas Tecnologias da Informação e Comunicação

Não se pode ignorar: a tecnologia evolui a passos largos e está cada vez mais íntima das pessoas. Assim, é inevitável que se discuta o uso do computador nas escolas, uma vez que este estará cada vez mais presente na vida das pessoas. No entanto, ainda é visível a resistência do corpo docente face implantação de novas tecnologias nas escolas. Muitos professores consideram a inclusão digital algo como irreal para sua sala de aula. É certo que inserir o computador nas escolas não resolve os grandes problemas enfrentados pela escola, como a defasagem, o analfabetismo, entre outros. Mas é preciso saber utilizar essa nova tecnologia de forma a enriquecer as aulas, e assim, sanar problemas de forma mais rica e inovadora. O uso do computador em sala de aula estimula a produção de textos, a criatividade dos alunos ao elaborarem uma página na internet, possibilita uma maior comunicação entre alunos, entre esses e professores, enriquece as pesquisas escolares, estimula o espírito crítico face ao que deve ser público e o que deve ser privado, e faz com que os alunos, participem de forma ativa da construção do conhecimento. Ao elaborar um site por exemplo, o aluno pesquisa, constrói, analisa sua obra, torna-se sujeito ativo, autor e não simplesmente receptor de informações transmitidas pelo professor. Como o artigo acima discute, torna-se urgente uma maior capacitação dos professores, para que estes saibam usar e dialogar com essas tecnologias para melhor utilizarem estas na sala de aula, produzindo resultados satisfatórios ao processo de ensino-aprendizagem.