Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.4.07

O mundo na tela do seus alunos

Em uma entrevista realizada via internet, o especialista em educação à distância Frederic Litto, diz que a escola tem muito a ganhar explorando o universo virtual, deixando de ser o único lugar onde os alunos buscam conhecimento. Com a era da internet, os alunos levam à sala de aula as novidades e informações que pesquisam no computador de casa, de um vizinho, de uma lan house ou da própria escola.
Com a ajuda da internet existem inúmeras possibilidades na sua utilização, tais como estudar, pesquisar e conversar com outras pessoas, que devem ser encaradas como parte do aprendizado para quem ensina e aprende. A Comunicação com outras pessoas em tempo real é sem dúvida um ótimo recurso didático, pois proporciona acesso a realidades diferentes e socialização das vivencias e conhecimentos.
Uma pergunta feita ao professor como as tecnologias da informação começam a revolucionar os estudos na área de educação, ele fala sobre a web 2.0, uma plataforma com a qual 20 ou 30 pessoas espalhadas pelo mundo podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo projeto de pesquisa, permitindo a convergência de várias ferramentas.
O professor cita outras tecnologias que a escola poderá usar, sendo uma delas é o celular. Através do celular, os alunos podem entrar em contato com a biblioteca para consultar referências de livros. E também mandar comunicados da administração aos alunos, mas é necessário que a escola faça um levantamento das necessidades dos alunos. “A escola só precisa de um computador e de programas simples que podem ser baixados da internet.”
As novas tecnologias na educação crescem aos poucos e as escolas não terão mais como fugir do mundo virtual, e que atualmente, metade das escolas públicas de São Paulo tem ao menos 10 computadores com acesso à internet, em 20 anos dois terços das casas brasileiras terão acesso à internet.
Litto afirma que as informações da internet não substitue o professor, elas tornam ferramentas importante, assim o novo papel do professor é deixar de ser um transmissor de conhecimento, e fazer com que seus alunos busquem e construam seu próprio saber. “É tarefa do professor é estimular a pesquisa e o espírito crítico dos alunos para que eles possam analisar, por exemplo, duas fontes de informação conflitantes na internet.”
Reportagem de Débora Didonê revista nova escola 27 de outubro de 2006

4 Comments:

Blogger Thaís said...

"O mundo na tela do seus alunos" aponta o perfil do professor na Era das Novas Tecnologias aplicadas a educação. O novo profissional deve ter em mente que a internet é uma ferramenta para auxiliá-lo a incentivar os seus alunos a construírem o conhecimento tornando-se um cidadão crítico e consciente da realidade que o circunda. Ainda, o professor deve entender que em momento algum o computador irá substituí-lo em seu ofício de educador.

2:58 PM  
Blogger Lilian said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:02 PM  
Blogger barbosa said...

Barbosa,Sonia disse...
O uso da internet na sala de aula é sem dúvida um valiosao recurso que só irá acrescentar em todo processo de ensino,pois são muitas a sua utilização: promove a comunicação em tempo real, possibilita a interação de diferentes pessoas e lugares,auxilia nas pesquisas,contribui para uma aprendizagem significativa, além de auxiliar o trabalho do prefessor. No entanto, cabe ao professor saber utilizá-lo de forma adequada, o interessante é achar um equilíbrio entre o que já existe e novo que está surgindo com as tecnlogias, não dá para jogar fora tudo que construindo e sim melhorar e adapatar a novas realidades.

9:10 PM  
Blogger Fernanda said...

Concordo com as meninas quando elas dissem que a internet é um meio que auxilia na interação dos alunos, na construção do conhecimento, e também que essa nova tecnologia não irá substituir o papel do professor,mas fico pensando que isso tudo só será realizado se os professores aceitarem lidar com essa nova forma de ensinar e terem preparação para tal.

2:56 PM  

Postar um comentário

<< Home