Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.4.07

A lição da era digital

Uma pesquisa feita pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico comprovou o que muitos de nós já tínhamos certeza, de acordo com o estudo feito pela organização, a tecnologia é importante para educação e contribui muito para um bom desenvolvimento de aprendizagem dos educandos. Os pesquisadores levaram três anos para analisar os dados coletados na pesquisa, os resultados da pesquisa revelaram que o Brasil possuia na época uma média de um computador para cada 50 alunos, o que o deixou em penúltimo lugar no estudo. E é esse o ponto que mais me chamou atenção nessa reportagem publicada em abril de 2006, é possível perceber que, desde a publicação dessa reportagem houve um certo avanço em busca de uma educação melhor, aliada com novas tecnologias. Como prova disso temos aí em evidência o projeto UCA – Um Computador por Aluno, é confortante vermos que nosso país tem tentado sanar suas deficiências no que diz respeito à inovação na educação. Na reportagem ainda há sugestões de como unir de forma eficiente a tecnologia e educação, para vê-la na íntegra basta acessar o link http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=e17d81ca0af470100140984bd391ffbd.

3 Comments:

Blogger Neide said...

A nova era digital está levando o Brasil a se preocupar com a informática na educação. Porém como tudo que diz respeito à educaçao neste país, falta o investimento adequado para um efetivo funcionamento. De que adianta encher as escolas de computadores e não preparar os professores e fazer uma espécie de cobrança ou fiscalização para verificar sua utilização?
Ontem, dia 5, na TV foi exibida um reportagem de uma escola no Paraná onde muitos computadores estão estragando por falta de uso. Como esta escola da reportagem, acredito que existem muitas outras.São puros desperdícios do recurso público.
Quando a educação for levada a sério neste nosso país, muitas coisas irão melhorar. Mas como está demorando!

9:58 AM  
Blogger Meirielly said...

A reportagem é muito interessante pois vem retratar a importância do uso das novas tecnologias na educação e que ela contribui de forma satisfatoria para o bom desempenho dos alunos na escola, porém cabe aos nossos governantes ter consciência e investir em equipamentos e no preparo de professores.

9:30 PM  
Blogger Lucimar Lage said...

Concordo com a Vanessa quando diz que a tecnologia é importante para a educação e que contribui para a aprendizagem dos alunos. Pois, é através da educação que muitas crianças, principalmente as menos favorecidas, terão a oportunidade de utilizar o computador e outras tecnologias. Portanto, cabe à educação brasileira investir sim em projetos de inclusão das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, buscando assim oferecer uma educação de qualidade para todos.

12:45 AM  

Postar um comentário

<< Home