Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.4.07

Mídia - educador, o que é isso?

Pier Cesare Rivoltella

O filósofo italiano Pier Cesare Rivoltella, especialista em mídia e educação da Universidade Católica de Milão, em entrevista a Revista Nova Escola, de março de 2007, discute como a tecnologia e seu conteúdo devem fazer parte do cotidiano escolar. Para Rivoltella os meios de comunicação dão impulso à inovação do ensino, mas ele alerta que ainda sente resistência cultural quanto ao uso das tecnologias e mídias na escola. "Os professores não são formados para lidar com elas." E quando o fazem há uma preocupação maior com o conhecimento técnico do que com uma abordagem crítica significativa. O especilaista faz um apanhado sobre o papel do aluno e do professor frente as tecnologias. O aluno faz uso delas com facilidade e por vezes utiliza várias ao mesmo tempo, é possível para eles usar o celular, conversar no MSN e ainda assistir TV simultaneamente, enquanto que os professores além de não terem o hábito de utilizá-las ainda são resistentes a elas. Rivoltella acredita que deve haver uma preocupação maior com a formação docente para o uso das tecnologias em sala de aula. Ele defende a criação de um novo tipo de profissional, o mídia - educador, que é um especialista no tema, que deve ter competências na área de Comunicação e Pedagogia. Seu papel será o de ajudar a formar na escola os professores das outras disciplinas, atuando em conjunto com eles para um trabalho educativo mais aprofundado. O especialista italiano também defende que esse novo profissional ajude a aprimorar a programação infanto - juvenil. Segundo ele há tentativas de inserir o mídia - educador nos canais de TV italianos, mas há resistências, pois as empresas estão voltadas para interesses econômicos.
Ganharíamos muito com esse novo profissional, pois traria para a escola uma educação também digital (assim como também digital é o mundo), mas com reflexão, criticidade, pautada em valores e na ética.
Reportagem: Falta cultura digital na sala de aula de Débora Didonê, para lê-la na íntegra clic no título deste post.
Katy Caldeira

5 Comments:

Blogger Bruna said...

A formação docente ainda deixa muito a desejar quanto ao assunto tecnologia na educação.Esse novo profissional(mídia-educador) seria uma ponte de ligação entre alunos e professores,mostrando que a desterritorialização das informações trouxeram novos paradigmas para a educação.essa parceria só teria a fazer crescer a idéia de alunos e professores serem parceiros na construção do conhecimento.

2:58 PM  
Blogger Meirielly said...

Atualmente ouvimos muito falar em tecnologia na educação, computador para os alunos etc. Dificilmente ouve-se falar sobre capacitar professores para lidar com as novas tecnologias o que a meu ver é essencial. É urgente a presença desse novo profissonal nos cursos de formaçao de professores, para que seja quebrada a barreira que existe entre professores e tecnologias. Não basta apenas boa vontade por parte dos professores para lidar com as novas tecnologias é preciso acima de tudo preparo.

9:50 PM  
Blogger Hendy Lopes said...

Acredito que toda a discussão sobre essa nova modalidade de ensino- utilização das tecnologias na educação- se apresenta como uma nova exigencia da sociedade, e as escolas para se "adequarem" a essa nova realidade acreditam ser essa a saída para todos os problemas enfrentados, principalmente, nas escolas públicas de periferia. Dessa maneira a escola se vê numa dificil situação, como investir em todo esse aparato que lhe é apresentado de maneira efetiva? Uma vez que na maioria das vezes a escola necessita de várias outras coisas para funcionar- merenda, carteiras,livros,etc- e o uso de tecnologias seria "uma última necessidade" da escola. E é sob esse olhar que devemos repensar utilização das mídias, de modo geral, na escola, pois é importante que haja essa utilização, porém essa deve estar de acordo com a realidade de cada escola para que não utilizemos dos "modismos" que apenas apaziguam a situação e não resolvem os problemas.

1:16 AM  
Blogger Andréa Resende said...

Acredito ser válido esse profissional (mídia-educador), mas como iremos fazer com os professores que estão há mais de 15 anos na sala de aula com o giz branco e não abrem mão de abandoná-lo, nem por um pincel, quem dirá por um computador com acesso a internet? É complicado mostrar que a tecnologia também é importante na vida do aluno, e que nem só os livros contribuem para a aquisição de conhecimentos. A nossa responsabilidade, como educadoras do mundo contemporâneo, é grande frente à inclusão das tecnologias na sala de aula, porque os alunos já chegam à escola com conhecimentos muitas vezes, mais profundos que os nossos, referente à tecnologia digital. Assim, acredito termos que trabalhar em parceria com as tecnologias, e junto com nossos alunos, navegar no mundo virtual, porque no século XXI, esse é o mundo real.Andréa Resende

11:32 PM  
Blogger Deborah Vilela said...

Relações entre Mídia e Educação ainda são pouco efetivas na formação de professores.Muitas instituições de ensino são resistentes ao uso das tecnologias e parte disso se deve aos cursos de graduação, por não proporcionarem situações que levem a essa aprendizagem durante os anos de formação. Os educadores não são ensinados a trabalharem com a tecnologia de forma crítica e significativa na sala de aula. A criação do profissional mídia-educador é muito interessante, pois ele terá o papel de fazer com que os profissionais que estão atuando em sala de aula, deixem de lado a fobia dos computadores e o utilizem como mais um recurso que estimula e motiva os alunos na aprendizagem.Porém, creio que haverão escolas que tal profissional não estará presente devido a deficiências de ordens financeiras, burocráticas e materiais.Dessa forma cabe aos gestores formar grupos de estudo entre os profissionais da escola para vencerem as dificuldades e construirem juntos com seus alunos uma aprendizagem digital.

9:20 PM  

Postar um comentário

<< Home