Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.4.07

Blog: diário (de aprendizagem) na rede

O uso do blog na sala de aula requer toda uma preparação técnica e didática por parte dos professores.Vê-se que exemplos que dão certo trazem consigo amplo suporte técnico, monitores para auxiliar os alunos e principalmente a orientação e coordenação dos professores.Vejo que o uso do blog pode auxiliar ainda na escrita colaborativa, na utilização direcionada das informações contidas na web e ainda para aproximar o professor de seus alunos.A interatividade é outro ponto que favorece a construção do conhecimento no uso do blog como recurso didático e ferramenta de aprendizagem.As atividades desenvolvidas podem ainda serem vistas por inúmeras pessoas enriquessendo a grande teia de informações da Internet.Cada professor deve direcionar o uso do blog na escola de acordo com a realidade em que se situa, procurando sempre se informar sobre o desenvolvimento das atividades, alimentando-o e direcionando as atividades, já que essa ferramenta nos mostra que o conhecimento é algo inacabado.Dessa forma o professor se aproxima das tecnologias digitais e ensina a seus alunos a usar o blog de forma crítica e coerente.

6 Comments:

Blogger Thaís said...

Achei esta reportagem muito interessante,pois existem algumas pontos que considero muito importante:o fato do professor estar aprendendo a usar o blog com seus alunos,a escolha e participação dos monitores,a possibilidade do registro diário dos contéudos aprendidos na sala de aula e o fato da comunicação inteligível.Enfim, reconheço que a possibilidade de utilização dos blogs na sala de aula é uma transformação considerável na educação.Surgem novas alternativas para a construção do conhecimento e participação dos alunos.Um ponto interessante é o estabelecimento de regras para publicar os textos nos blogs, assim, os alunos tentam melhorar seus textos ao máximo para que outras pessoas possam ler, ter acesso.

2:35 PM  
Blogger katy said...

Essa moda realmente poderia "pegar"!!! Muito interessante a utilização do blog nessa escola. Os alunos com certeza aprendem muito trabalhando desta forma e as ferramentas oferecidas são próximas das utilizadas por eles cotidianamente, como o computador e a internet. Achei interessante tbém a liberdade permitida à escrita, pois se na net a garotada usa pq (para porque), naum (para não), etc; no blog da escola isso pode ser "tbem" permitido. "Pq naum?!" Pois com isso estamos valorizando a cultura juvenil e discutindo sobre a norma coloquial e a norma culta, os alunos avaliam quando a escrita deve ter um carater formal, no caso dos trabalhos escolares e quando a informalidade pode ser utilizada.

4:34 PM  
Blogger Vanete Pereira said...

Bastante interesante a reportagem, visto que o professor juntamente com os alunos estão construindo conhecimento de forma prazerosa e interatividade. Gostaria que os professores percebesse a importância de utilizar o blog como uma ferramenta a mais na prática educativa.

9:54 PM  
Blogger pollyanna said...

Muito interessante o trabalho do Blog na escola, pois é uma maneira diferente de construir conhecimento de forma atrativa para os alunos, que gosta tanto de internet.Legal também a perocupação dos alunos qaunto a escrita sabendo que várias pessoas poderiam ler seus registros. Isso ajuda muito no trabalho dos professores que tanto se preocupam com a escrita correta dos alunos.

7:21 PM  
Blogger Ana Paula said...

Primeiramente tinha escolhido esta matéria para fazer meu post, mas por haver um sobre a mesma resolvir mudar para diversificar um pouco o nosso blog.
Achei muito interessante a seriedade que é dada ao uso do blog na prática educativa desta escola. Pois assim valoriza-se as tendências oferecidas pela novas tecnologias educacionais, o aluno participa do seu processo de ensino aprendizagem de forma ativa, discuti-se sobre norma coloquial e culta de escrita, abre-se espaço para interação, aproxima-se da realidade do aluno desfavorendo a evasão escolar.

10:13 PM  
Blogger Aline said...

Interessante essa ferramenta da internet que permite os usuários colocar assuntos na rede e interagir com outros internautas , mas o blog ainda é novidade para algumas pessoas digo por experiência própria, já tinha ouvido falar, mas participar esta sendo a primeira vez,apesar das dificuldades estou gostando dessa interação.

Pensar na utilização do blog na educação como recurso de aprendizagem,
acredito que seja muito válido pois o blog é uma ferramenta bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar suas páginas pessoais, como os tradicionais diários.Dentro da sala de aula pode servir para registro dos conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, podendo ser enriquecidos com os relatos com links, fotos, imagens entre ouros. Quanto aos educadores poderão acompanhar e orientar as atividades propostas.

9:14 PM  

Postar um comentário

<< Home