Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.4.07

Educador navegando por mares nunca dantes navegados

Para servir de pontapé inicial e de motivação primeira a nova fase que nós - alunas do 7° período de Pedagogia da PUC Minas no 1° semestre de 2007 - iremos traçar resolvi "postar" o texto de Marcondes Serotini Filho entitulado como "Não se é professor por acaso!" e relacioná-lo a disciplina Novas tecnologias e Educação. A princípio o texto não haverá muito ligação com a disciplina, mas construirei um paralelo.
A presente disciplina nos amplia horizontes e nos possibilita enxergar os pontos positivos (e também negativos) da inserção dos aparatos tecnológicos no âmbito educacional. Estamos vivenciando a mesma experiência, ou melhor, uma experiência parecida com a vivida pelos navegadores das caravelas na época da Expansão Marítima, pois muitas alunas estão navegando pela primeira vez por "mares nunca dantes navegados". Mares esses cibernéticos que recebem nomenclaturas como: Blog, FotoBlog, Web 2.0, textos colaborativos, Podcasting... Assim como os navegadores das caravelas enfrentaremos desafios e dificuldades, mas também conquistas e possibilidades.
Desde os primórdios da humanidade existia a essência da educação, do ensinar as proles. Primeiramente o ato de ensinar ocorria através da natureza de forma espontânea, a educação era familiar. Depois a Antigüidade promoveu a divisão de classes por meio da aquisição da propriedade privada da terra e com isso, a educação também foi diferenciada. Existia nesse período o sentido etimológico da palavra escola, lugar do ócio, destinada a classe dominante e, uma educação voltada para o trabalho destinada a classe dominada. Com o surgimento da Idade Média a educação passou a ser ministrada em praças públicas por mestres e doutores, entretanto a universalização do ensino ainda não se fazia presente. A Era Moderna impulsionou a interação e a cooperação dos pilares do tripé do conhecimento - professores, pais e aluno - visando a aprendizagem do aluno, pois ele se torna o foco principal no processo ensino-aprendizagem.
A partir disso, deduzimos que "não se é professor por acaso". Ousaria dizer mais... Não se é EDUCADOR por acaso!!! Professor qualquer pessoa pode ser, mas educador não. Porque o educador estimula o pensar do seu alunado e ensina para a vida e não apenas para aquisição de informações. Educador forma seres humanos ativos e críticos e, não só informa mentes passivas e repetidoras.

3 Comments:

Blogger Mariana said...

A sociedade muda e como ela, a escola também. É muito mais fácil se apegar ao ensino tradicional e se desculpando com aquela velha frase: "Sou professora há 30 anos e nunca utilizei esta estratégia, no entanto, minhas aulas atendem às necessidades da turma". Mas é preciso entender que para atender tais necessidades, o professor deve estar em constante aprimoramento, em constante pesquisa e procurando trazer para sua sala de aula novos conteúdos pautados na sociedade brasileira, pois é para esta que seus alunos estão sendo formados.

6:44 PM  
Blogger barbosa said...

Barbosa disse...
Como já disse Lulu Santos nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia...Achei ótima a relação que a Kelen fez com as caravelas em busca do desconhecido e me arrisquei fazer uma relação também com a música "Como uma onda", pena que na educação ainda está navegando por mares desconhecidos, tenho esperança que o quadro mude e que nossos educadores tenham um dia sabedoria suficiente para saber usar tudo o que aparecer de bom, e assim teremos no futuro aquilo que que lá nos anos vinte já chamava de educação participativa, alunos ativos, aprendizagem significativa e o que vier será bem vindo...

9:37 PM  
Blogger Deborah Vilela said...

Ser professor é um desafio, é uma paixão, é ter a responsabilidade de ensinar e de principalmente aprender a navegar em mares desconhecidos buscando conhecimentos. A disciplina Novas Tecnologias e Educação nos proporciona a sermos navegadoras a enfrentar o desafio de aprender com as ferramentas da internet antes inexploradas, a vivenciarmos as situações significativas e dolorosas do aprender para depois cientes das tempestades enfrentadas, termos a certeza que somos capazes de ensinar nossos alunos. Dessa forma, a tecnologia se mostra para alguns professores como um território que ainda não foi descoberto, pois as resistências desses fazem com que acreditem que ela não é capaz de promover mudanças na educação. Ela é capaz de transformar sim, porém precisa da ação do professor consciente do seu papel e disposto a romper barreiras, quebrar paradigmas, a refletir sobre o processo de ensino aprendizagem. Educar é ensinar para a vida valores, conceitos e principalmente levar os alunos a se tornarem seres pensantes, participando como cidadãos críticos e ativos perante a sociedade.

1:21 AM  

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