Xô exclusão digital
No mês de fevereiro deste ano a organização sem fins lucrativos One Computer Per Child (OLPC) doou cerca de mil máquinas ao Brasil para dar início à implantação do laptop XO nas cidades experimentais de São Paulo e Porto Alegre.
Para que o Xo possa ser usado nas escolas, estudiosos de tecnologia e educação, pesquisadores, universitários e professores de escolas públicas estão se dedicando às oficinas, mexendo no pequeno computador que o Governo Federal distribuirá às crianças das escolas públicas brasileiras.
A reportagem traz algumas possibilidades de uso desse computador na sala de aula bem como imformaçoes técnicas do XO e ainda necessidades de aprimoramento da máquina. Há relatos de professores que, dentro da sua disciplina, já vêem nesse computador uma ferramenta interessante para auxiliá-los em suas matérias.
Destaco neste projeto a valorização do professor oferecendo mais recursos aos mesmos. E a efetivação de um projeto tão novo em um país tão grandioso como o nosso requer mais que investimentos (tanto para o funcionamento do aparelho quanto no preparo dos professores), exige uma mudança na concepção do ensino (como já falamos nas aulas de Novas Tecnologias da Educação com o professor Simão Pedro). Faz-se necessária uma nova reflexão sobre aprendizagem e o papel da escola em nossa sociedade, a quebra de alguns paradigmas da educação, o envolvimento de toda equipe pedagógica com as atividades dos alunos e, ao meu ver, o primordial: a formação do professor, o que, é claro, nos toca enquanto educadores e futuros pedagogos dessa nova demanda de alunos e tecnologias.
Confira mais detalhes dessa reportagem da autora Débora Didonê acessando http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_207956.shtml de 24 de janeiro de 2007.
Para que o Xo possa ser usado nas escolas, estudiosos de tecnologia e educação, pesquisadores, universitários e professores de escolas públicas estão se dedicando às oficinas, mexendo no pequeno computador que o Governo Federal distribuirá às crianças das escolas públicas brasileiras.
A reportagem traz algumas possibilidades de uso desse computador na sala de aula bem como imformaçoes técnicas do XO e ainda necessidades de aprimoramento da máquina. Há relatos de professores que, dentro da sua disciplina, já vêem nesse computador uma ferramenta interessante para auxiliá-los em suas matérias.
Destaco neste projeto a valorização do professor oferecendo mais recursos aos mesmos. E a efetivação de um projeto tão novo em um país tão grandioso como o nosso requer mais que investimentos (tanto para o funcionamento do aparelho quanto no preparo dos professores), exige uma mudança na concepção do ensino (como já falamos nas aulas de Novas Tecnologias da Educação com o professor Simão Pedro). Faz-se necessária uma nova reflexão sobre aprendizagem e o papel da escola em nossa sociedade, a quebra de alguns paradigmas da educação, o envolvimento de toda equipe pedagógica com as atividades dos alunos e, ao meu ver, o primordial: a formação do professor, o que, é claro, nos toca enquanto educadores e futuros pedagogos dessa nova demanda de alunos e tecnologias.
Confira mais detalhes dessa reportagem da autora Débora Didonê acessando http://revistaescola.abril.com.br/reportagem/sala/repsemanal_207956.shtml de 24 de janeiro de 2007.
4 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
Realmente a questão da inclusão digital na atualidade se faz urgente. O mundo está cada vez mais digital e dinâmico enquanto que a escola ainda anda a passos lentos frente as inovações. Inovações estas que não são só tecnológicas, mas também de postura do aluno e do professor. A inserção de laptops na escola pública pode ser significativa para os alunos se significativo for o seu uso. A formação docente é a grande questão desta discussão. O professor bem preparado pode ajudar não só a dar "cara nova" à educação, como também a discutir na escola seus usos e aproveitamentos.
Estamos vivendo no mundo digital e é muito importante o papel da escola como formador, por isso se faz necessario implantar computadores nas escolas facilitando o acesso aos alunos, mais é tambem importante professores preparados e capacitados para auxilia-los de forma consciente no uso dessas novas tecnologias.
Devido algumas observações do cotidiano, estudos e pesquisas, posso perceber a necessidade de maior inclusão digital em nossa sociedade. Não basta "colocar" computadores na escola e muito menos laptops em instituições públicas sem que pedagogos e professores tenham conhecimentos adequados para transmitir esse conhecimento aos alunos de forma eficaz.
Os profissionais da educação precisam aprender a trabalhar com tecnologias sofisticadas e tecnologias simples pois não podem acomodar, porque a todo momento surgem soluções novas e que podem facilitar o trabalho com os alunos.
Postar um comentário
<< Home