Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

1.4.07

A rede em sala de aula

A revista Aprende Brasil de abril/maio de 2006, site www.editorapositivo.com.br/pnld, no caderno comunicação, traz uma matéria que enfatiza a necessidade cada vez maior da inclusão digital escolar. A autora Marli Vieira fala das muitas possibilidades de uso da rede pela escola e faz críticas das escolas que deixam os computadores de lado, encostados ou servindo como simples apoio às matérias tradicionais. Na sua opinião, essas escolas estão negando aos alunos um direito garantido no Estatuto da Criança e Adolescente, levando em conta que toda criança tem direito à educação, o que inclui a promoção da educação digital.
A inclusão digital das escolas se encontra (ainda) num processo inicial. E como todo processo de mudança, está acontecendo de forma lenta e bem diversificada. É notório que existem escolas agindo como cita a autora, porém existem outras que estão utilizando muito bem o recurso; como existem aquelas onde o computador ainda não chegou. Eu por exemplo trabalho em uma escola que possui apenas quatro computadores na secretaria e um na sala de professores. Existe um laboratório onde foram instalados quinze cabos de entrada, mas as máquinas ainda não chegaram. Os alunos sabem e sempre me perguntam quando vão chegar os computadores. Eu não tenho resposta.
Enquanto estiver chegando computadores e os professores continuarem despreparados, os erros de utilização e a não utilização vão continuar.

Marcadores: