Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.11.06

já não há mais lugar para o analfabeto digital

A reportagem Entre átomos e bits da revista Veja ( 18 de out. 2006) fala sobre a escola do futuro (Filadélfia/ Estados Unidos) onde os alunos não carregam livros ou cadernos. cada aluno possui um laptop onde podem, por exemplo, fazer anotações e gravar as aulas. Através de um programa instalado nesses computadores os professores podem monitorar a aprendizagem de cada aluno individualmente.
No Brasil, apenas as escolas particulares de alto nível possuem recursos tecnológicos avançados. Mas já há um projeto para que as escolas públicas dêm um laptop para cada aluno.
É importante lembrar que não basta colocar o aluno em frente a um computador, é preciso ensinar como utilizar esse equipamento, quais as vantagens de se ter um, como e quando utilizá-lo.
As escolas do Brasil, principalmente as públicas, precisam educar tecnologicamente seus alunos para que saibam utilizá-las dentro e fora da escola, pois hoje em dia tudo está ligado à tecnologia, já não há mais lugar para o analfabeto digital. Veja mais informações visitando o site: http://novaescola.abril.com.br/ed/110_mar98/html/repcapa4.htm