Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.11.06

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA IDOSOS

Maturidade Digital - Esse é o tema em destaque tratado pelo caderno de informática do Jornal Estado de Minas do dia 09/11/2005, no qual trouxe uma série de reportagens muito interessantes sobre o despertar de pessoas idosas para o universo da tecnologia, que estão curiosas, com vontade de acompanhar a evolução do mundo e buscando maior independência. Esse tema é de extrema relevância pois corrobora, mais uma vez, o fato de que a informática se tornou já há anos companheira indispensável do homem, e como o educador precisa estar atento e envolvido nesse fato, pois antes de tudo a primeira finalidade de seu desempenho profissional é humano.

- Em uma primeira reportagem Silas Scalioni explica que conviver com tecnologias atuais é para os idosos descoberta de novas motivações de vida. Destaca que mais que uma necessidade imposta pelo mundo moderno, a computação nessa faixa etária pode ser vista como uma grande aliada na busca de melhor qualidade de vida. A psicanalista Marisa Decat de Moura ressalta que o despertar para as ações ligadas à tecnologia pode colaborar para o desenvolvimento psicossocial do idoso.
- Na segunda reportagem é ressaltado que criar relações com o mundo analógico ajuda alunos da terceira idade a entender melhor o virtual. O mesmo autor destaca curso de informática que desde o 2º semestre de 2005 a Universidade FUMEC oferta. O curso tem duração de 1 semestre e é divididos em 3 módulos que abrangem conhecimento de word,internet e power point. A coordenadora do Programa Informática Sênior, Eunice Maria Rocha de Morais explica que os idosos tem um pouco mais de dificuldade de lidar com o computador.
- Logo na terceira reportagem mostra que além do curso oferecido pela FUMEC o SENAC-MG também oferece curso para a terceira idade com duração de 60 horas, de informática básica com ensino de word, windows xp e Internet, sendo 80% de aulas práticas e 20% de teóricas. Segundo o coordenador do curso o objetivo maior dos idosos com o curso é aprender a navegar na Internet para terem acessos aos seus e-mails sem depender de outra pessoa. Ele ressalta que a maior dificuldade do professor é quebrar o gelo que separa o aluno do computador.
- E a última reportagem demostra uma outra maneira de efetuar a educação tecnológica para os idosos tem sido as aulas particulares. Esses professores particulares de informática ministram aulas para uma grande parcela de idosos, que segundo eles possuem muito interesses pelo digital. Cássia Murta, professora de computação diz que é preciso um ensino contextualizado, uma didática especial para lidar com pessoas idosas, com assuntos sendo abordados de maneira

Para informações sobre curso de informática para idosos acesse:

www.fumec.br

http://www.mg.senac.br