A informática nas turmas de educação infantil
A informática nas turmas de educação infantil
Ross Mary Vieira
Para cada nível de escolaridade faz-se necessário um planejamento que contemple as necessidades dos alunos. Sendo assim, as aulas que utilizem o computador nas turmas de 3ª série serão diferentes das aulas aplicadas à 7ª série. Não apenas no conteúdo, mas também nas estratégias que serão utilizadas para a aquisição do conhecimento.Essa diferença é ainda maior na educação infantil, uma vez que essas crianças ainda não dominam os códigos da leitura e da escrita e também não têm totalmente desenvolvidas as habilidades específicas para o uso do computador. Por isso torna-se primordial que esses alunos experimentem antes outros objetos de aprendizagem para só então sentarem na frente de um computador. Nessa fase nada substitui a experiência concreta com objetos, a exploração e observação do meio ambiente e do próprio corpo. Só há aprendizagem com a vivência de experiências reais e as interações delas decorrentes. O recurso da informática na educação infantil assume então como objetivo maior a fixação dos conteúdos programáticos, e o computador torna-se aliado de todas as outras atividades previamente desenvolvidas pelo professor. Um aliado poderoso, já que as crianças dessa faixa etária estão inseridas num mundo mágico cheio de anões, fadas e princesas, onde o som e a riqueza de cores e movimentos atraem e conquistam.
Ross Mary Vieira
Para cada nível de escolaridade faz-se necessário um planejamento que contemple as necessidades dos alunos. Sendo assim, as aulas que utilizem o computador nas turmas de 3ª série serão diferentes das aulas aplicadas à 7ª série. Não apenas no conteúdo, mas também nas estratégias que serão utilizadas para a aquisição do conhecimento.Essa diferença é ainda maior na educação infantil, uma vez que essas crianças ainda não dominam os códigos da leitura e da escrita e também não têm totalmente desenvolvidas as habilidades específicas para o uso do computador. Por isso torna-se primordial que esses alunos experimentem antes outros objetos de aprendizagem para só então sentarem na frente de um computador. Nessa fase nada substitui a experiência concreta com objetos, a exploração e observação do meio ambiente e do próprio corpo. Só há aprendizagem com a vivência de experiências reais e as interações delas decorrentes. O recurso da informática na educação infantil assume então como objetivo maior a fixação dos conteúdos programáticos, e o computador torna-se aliado de todas as outras atividades previamente desenvolvidas pelo professor. Um aliado poderoso, já que as crianças dessa faixa etária estão inseridas num mundo mágico cheio de anões, fadas e princesas, onde o som e a riqueza de cores e movimentos atraem e conquistam.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home