Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.11.06

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE

Li uma reportagem na Revista Nova Escola, da edição de junho de 2004, apesar do tempo em que a mesma foi publicada acredito que seja relevante comentar sobre ela, pois a mesma apresenta um dos possíveis desafios que poderemos enfrentar nas escolas ou em qualquer outro espaço educativo em que estivermos atuando. Paola Gentile relata que uma escola do RJ estava enfrentando um impasse o montar o blog como recurso de aprendizagem. Os professores não sabiam o que fazer, sobre os trabalhos dos alunos publicados no blog: deveriam ou não corrigir a grafia dos textos publicados? Sobre isso vários professores se posicionaram; uns achavam que não deveriam corrigir, pois aquele era um espaço dos alunos e estes poderiam se expressar livremente. Já outros professores como a de Língua Portuguesa, defendia a idéia de que se o texto publicado era um trabalho escolar, exige uma formalidade e portanto deveria estar seguindo os padrões da norma culta. Diante desta situação a coordenadora do projeto fez a seguinte intervenção; os trabalhos publicados deveriam estar corretamente digitados, já os comentários informais poderiam ser publicados com as particularidades do texto cibernético.
Acretido que a escola se posicionou corretamente diante deste fato, pois ao utilizar o blog como um recurso de aprendizagem e negar a grafia dos alunos o mesmo a mesma estaria sendo incoerente com seus objetivos e ao mesmo tempo, perdendo uma grande oportunidade contribuir com o enriquecimento das habilidades de escrita dos alunos, uma vez que os mesmos estariam se aperfeiçoando para fazer uso da escrita na internet em demais situações encontrarem.
Para saber mais sobre este assunto consulte o site :http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/0173.shtml