Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.11.06

Educação e tecnologia

O texto apresentado no jornal Estado de Minas, sábado dia 14 de outubro de 2006, com título Educação e tecnologia, escrito por Maria Ilse Rodrigues Gonçalvez, Doutora em Ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação a distância de Madri, descreve o conservadorismo da educação frente às mudanças ocorridas neste início de milênio.
As crianças crescem hoje experimentando tecnologias e se envolvendo com multimídias.
Percebe-se, assim, um novo perfil do educando, que aprende de outra forma diferente da tradicional.
Portanto, torna-se necessária uma preparação do profissional de educação para atender às novas exigências que demandam cooperação no processo de aprendizagem, onde todos aprendem. A autora propõe alguns questionamentos como:
" Em face do dinamismo do desenvolvimento, o sistema educacional pode permanecer à margem dos avanços da sociedade da informação? Pode o sistema de ensino manter-se estacionário, desconhecendo a oferta do ensino de qualidade questionável, alegando serem os alunos a causa do problema? Seriam eles a causa, ou é o ensino que não está correspondendo às necessidades emergentes de nossos jovens? " Saiba maissobre o assunto no endereço www.clacso.org/wwwclacso/espanol/html/libros/anped/TE13A.PDF