Pedagogia e Tecnologia

Blog da disciplina Novas Tecnologias e Educação, do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.11.06

Escola e Informática

Escola e Informática
Vanja Ferreira
O mundo contemporâneo, globalizado e informatizado, exige que a escola reflita imediatamente seus currículos e reenfoque seus objetivos; que se prepare para a era tecnológica e para educar para o novo milênio.Computadores se fazem presentes a todo o momento no nosso cotidiano, no trabalho, na comunicação, no lazer, na pesquisa, enfim, são ferramentas primordiais da contemporaneidade e no processo de ensino-aprendizagem das novas gerações.Como pode a escola ficar à deriva desta nova era? É preciso incorporar estes recursos tecnológicos também no cotidiano escolar. No entanto, não basta apenas adquirir máquinas e continuar com a tradição das aulas acadêmicas, descontextualizadas, que recorrem ao computador apenas para tornar uma pesquisa mais fácil, na qual o “imprimir” é o serviço mais solicitado.É preciso que a escola construa um novo perfil no seu “sistema” de ensino e revalide o seu papel; que seja a “Windows” por onde continuemos a vislumbrar a educação, a informação e o conhecimento e que seu “software” seja sempre renovado, a fim de se tornar mais motivadora e interessante.O uso de computadores na escola precisa ser mais eficaz, no sentido de fazer as coisas certas; e para que isso aconteça, há necessidade de um contínuo crescimento dos profissionais envolvidos na educação. Esta é a tarefa mais árdua: promover mudanças significativas e abandonar a “enganação” e “a mesmice informatizada”.Se a escola não sabe fazer, tem que buscar parceria, que possa dar assessoria completa, tanto na parte pedagógica quanto na parte de capacitação de profissionais. Isso é partilhar, delegar e acreditar que se pode, através de ações coletivas, obter a essência da eficácia como resposta.A informática na escola, utilizada com eficácia, auxilia no processo de alfabetização, possibilita a flexibilidade e a personalização dos conteúdos adaptados à escola e à região; possibilita uma forma de estudar mais dinâmica com animações, links, leituras complementares, hipertextos, zoom de imagens, sala de reforço, plantões de dúvidas; permite aos professores trabalharem em um mesmo tema com enfoque em sua matéria; acessar e utilizar bancos de dados e informações; através de simulações facilita e estimula o entendimento, além de permitir a interação total dos alunos com o mundo, reforçando o aprendizado e promovendo o letramento.Temos que aprender a lidar com desafios. O Prof. Gretz (Revista Profissão Mestre – dez/2004, p.20) diz que os desafios para os professores são semelhantes em todas as épocas, “o que muda é apenas uma roupagem diferente, um cenário com a conjuntura própria de cada tempo”. Concordo. Porém, não podemos fechar os olhos às mudanças, às roupagens e cenários novos e ficar estáveis e impávidos, achando que está tudo bom ou que essa onda vai passar, que é só uma questão de tempo...Temos, sim, é que encontrar meios e recursos para acompanhar esta conjuntura própria de cada tempo; que qualifiquem a escola, independente da época. Temos que proporcionar aos alunos um bom desempenho profissional, pessoal e na vida, lembrando sempre da enorme responsabilidade que a escola tem de ensinar, formar, informar e educar, em qualquer época, em qualquer conjuntura e em qualquer tempo.
Ao ler essa reportagem fiquei muito feliz porque o assunto é praticamente uma reprodução das aulas do professor Simão. Ela nos faz refletir sobre a nossa prática pedagógia e mais, o acesso à essa revista nos abre um leque de opções de váriados temas que com certeza ampliará nossos conhecimentos.